Zeladoria, manutenção e revitalização de praças e parques estão intensificadas em Hortolândia

Desde 2017, Prefeitura realiza ações periódicas em locais que oferecem lazer gratuito à população

Manter os espaços públicos limpos e agradáveis para a população é uma tarefa realizada, diariamente, por equipes de Prefeitura de Hortolândia. Com o aumento das chuvas neste mês, o rápido crescimento do mato é visível em canteiros centrais de ruas e avenidas, praças, parques e áreas verdes em diversas regiões da cidade. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, nesta semana, a prioridade foi a poda no Parque Socioambiental Lago da Fé, em toda a extensão da avenida da Emancipação e em áreas verdes do Parque Orestes Ôngaro. A ação permanece nos próximos dias para garantir a diversão das famílias em locais limpos para a utilização no final de semana.

Além da poda do mato e da limpeza periódica, o reforço na manutenção, embelezamento e revitalização das praças e parques da cidade estão intensificados desde 2017 com serviços e, até, a construção de diversos locais em diferentes regiões. Neste período, receberam revitalização e manutenção as praças do "Pastel",  da "Penha" e “Diogo Cerdan” (Região do Jd. Nossa Senhora de Fátima), "Desbravadores" (Pq. Ortolândia), "Roxo" (Jd. N. Hortolândia/N. Sra. Auxiliadora), "Adelaide", "Malta", "Poderosa" (Jd, Rosolem) e do "Coreto" (Remanso Campineiro).

A Administração Municipal ainda ampliou a área do Parque Socioambiental Lago da Fé (Pq. Gabriel), modernizou o OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), localizado no Jardim Santa Clara do Lago e realizou ações de revitalização no Parque Socioambiental Renato Dobelin (Região Central). As lagoas do Jardim Amanda e do Jardim São Bento também continuam a receber ações para limpeza e conservação. A Fazenda Gazzetta (Jd. Terras de Santo Antônio), também recebeu melhorias e abriga um núcleo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

"Colaboração com o descarte do lixo nas lixeiras nas praças, parques e vias da cidade é manter a zeladoria de Hortolândia. Locais limpos e agradáveis contribuem para a diversão de todos. Pedimos que cada um faça sua parte. A Prefeitura continuará intensificando o trabalho em todos os locais, diariamente, inclusive aos finais de semana. O descarte regular do esgoto doméstico também mantém o meio ambiente em equilíbrio, evitando, por exemplo, o surgimento de plantas aguapés nas lagoas", ressalta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Denuncie o descarte irregular

A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-9800 da Secretaria de Serviços Urbanos. Caso a ligação irregular de esgoto seja constatada, o morador ou o dono do imóvel recebe notificação da Prefeitura.