Prefeitura de Hortolândia instala "brinquedão" na praça do Jardim Santa Clara do Lago

Local também e recebe feira noturna

A modernização e revitalização das áreas públicas de lazer, realizadas pela Prefeitura de Hortolândia, segue intensificada em diferentes regiões. O objetivo das ações é atrair as famílias para encontros e aproveitar, com muita diversão, as praças e parques da cidade contribuindo, também, com a movimentação do comércio local. No Jardim Santa Clara do Lago, as equipes da Administração Municipal trabalham na instalação de mais um "brinquedão" para as crianças, este localizado na principal praça do bairro, entre as ruas México, Bolívia, da Mina e José Aparecido Marçal, ao lado da quadra de tênis.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o brinquedão é do mesmo modelo instalado nas praças do "Roxo", do Jardim Malta e do Parque Socioambiental Chico Mendes, se destacando pelo visual colorido e atrativo, estimulando brincadeiras coletivas que promovem a socialização entre crianças. "Esta praça é um local bem frequentado pelos moradores e queremos aumentar, ainda mais, o número de pessoas que vão até a área de lazer. Temos uma feira noturna, muito bonita. Enquanto os pais vão à feira, as crianças podem brincar. Essas ações estimulam a ocupação das praças pelas famílias além de ajudar no estímulo das compras nos comércios da região", comenta o prefeito Zezé Gomes.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, além da instalação do "brinquedão", na área também recebe, periodicamente, limpeza e poda do mato. "Continuaremos as ações de limpeza e zeladoria nas praças, parques, áreas verdes e demais espaços públicos para incentivarmos, cada vez mais, o uso destes locais pela população. Desde 2019 diversas intervenções para melhorias e conservação já foram realizadas em diferentes espaços", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Diversos espaços revitalizados

Região Central

Na região Central, a Prefeitura realiza, periodicamente, ações de zeladoria nos parques socioambientais Renato Dobelin e Chico Mendes. O parque Chico Mendes recebe, desde 2019, diversas melhorias como a instalação de iluminação com a tecnologia LED, implantação de bancos para descanso e reforma da pista de caminhada, por exemplo.

Parque Lago da Fé

Além da limpeza e da poda do mato, a maior área de lazer da cidade, na região do Parque Gabriel, recebeu ampliação. O Parque Lago da Fé tem bicicletário, bebedouros, lixeiras para coleta seletiva de resíduos, sinalização horizontal e vertical reforçadas, estacionamento e área multiuso no espaço iluminado com lâmpadas LED. Também já foram executadas pinturas da pista de caminhada e ciclovia, recape e as quadras esportivas com alambrado (para prática de basquete, tênis, vôlei de areia e futsal em grama sintética, além de espaços poliesportivos).

OAPE

O Observatório Ambiental, no Jardim Santa Clara do Lago é mais um espaço preparado para receber os visitantes.  Desde o ano passado, a Prefeitura realiza diversas melhorias no antigo Creape. Além da intensificação dos serviços de manutenção e zeladoria, o Observatório recebeu novo sistema de iluminação em LED com instalação de novos postes ornamentais, implantação de ciclofaixa na área interna, além de sinalização viária na rua em frente ao local e instalação de mesas e bancos.

Praça do Roxo

A "Praça do Roxo" foi modernizada e revitalizada pela Prefeitura de Hortolândia. No local, colorido e iluminado por lâmpadas com a tecnologia LED, é possível observar pais e filhos se divertindo em um novo espaço. As equipes realizaram diversas intervenções. Além da instalação da iluminação com tecnologia LED, que aumenta a luminosidade com economia para as contas do município, os bancos receberam pintura nas cores azul e branca; uma nova ciclofaixa foi implantada e a sinalização de solo nas ruas ao redor da praça ganharam reforço. Novas lixeiras foram instaladas, o playground renovado e um brinquedão para as crianças instalado. A reforma do quiosque da praça, as melhorias no piso e nova jardinagem concluíram os serviços nesta nova área de lazer.