Hortolândia volta a entrar em estado de atenção por conta das chuvas

Acúmulo nas últimas 72 horas é de 80 milímetros

Hortolândia está em estado de atenção, mais uma vez, neste ano, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas 72 horas. De acordo com a Secretaria de Segurança da Prefeitura, à qual a Defesa Civil Municipal faz parte, neste período, choveu 80 milímetros na cidade. “Continuaremos o monitoramento da situação das chuvas na cidade, 24 horas por dia. As equipes estão trabalhando para evitar danos maiores. Não houve registros de grandes problemas com o acúmulo de chuva nas últimas horas. Foram 14 quedas de árvores, mas não há desalojados e feridos. Também não registramos pontos de grandes alagamentos”, esclareceu a secretária-adjunta de Segurança, Adriana Carvalho.

A população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, em caso de ocorrências. Além disso, a cidade conta ainda com a atuação do Corpo de Bombeiros, que pode ser chamado pelo número 193, e a Guarda Municipal, que atende pelos números 153 ou 08000-111-580.

Confira alguns cuidados que devem ser tomados, neste período:

• Em casos de chuvas fortes e raios, aparelhos elétricos devem ser desligados para prevenir choques e descargas de energia;

• Durante a tempestade e depois dela, jamais transitar em locais alagados, nem a pé, para evitar quedas, nem de carro ou de moto, pois poucos centímetros de água acumulada são suficientes para arrastar veículos;

• outro perigo são as doenças que podem ser contraídas a partir do contato da pele com as águas das enxurradas;

• evite jogar lixo na rua para não entupir galerias e bueiros.