Hortolândia segue com monitoramento intensificado contra enchentes

Ações preventivas contra alagamentos, realizadas pela Prefeitura no ano passado, foram positivas

Mesmo com as fortes chuvas dos últimos dias, Hortolândia não está em estado de atenção. As ações de monitoramento para evitar estragos causados por grandes precipitações continuam intensificadas por equipes da Defesa Civil.  De acordo com a Secretaria de Segurança da Prefeitura, nas últimas 72 horas, o volume de água acumulado foi de 55 milímetros.

“Apesar do aumento das chuvas, não registramos grandes problemas nas últimas horas em Hortolândia. Foram 14 quedas de árvores em diferentes bairros, mas as equipes da Administração Municipal já realizaram a limpeza e a trituração dos galhos. Não houve interdição de vias e continuaremos monitorando a situação das chuvas, 24 horas por dia, para evitar problemas nas próximas horas. Os profissionais da Defesa Civil estão em alerta",  comenta a secretária-adjunta de Segurança, Adriana Carvalho.

Para enfrentar com segurança a temporada das “chuvas de verão”, marcada pelas precipitações breves e intensas, a Prefeitura executa  o Plano Municipal de Contingência Preventivo de Defesa Civil para o período 2022-2023. A medida, que atende aos acordos nas esferas estaduais, nacionais e internacionais, busca prevenir, reduzir e conter os riscos trazidos por este período, sobretudo alagamentos e inundações, que causam transtornos à população. O Plano vigora até 31 de março podendo ser prorrogado, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Por meio dele, a Administração Municipal mobiliza os integrantes do Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) e demais órgãos de atendimento emergencial, otimizando os recursos existentes. Fazem parte do sistema todas as secretarias municipais (Segurança, Obras, Habitação, Governo, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Inclusão e Desenvolvimento Social, Esportes, Assuntos Jurídicos, Saúde, Mobilidade Urbana, dentre outras).

Ações antienchentes

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, as ações antienchentes como a limpeza de rios, córregos, lagoas, lagos e mananciais, realizadas no segundo semestre do ano passado, foram importantes para a baixa incidência de alagamentos registrados. "Mesmo assim, a população pode contribuir ao não descartar irregularmente lixo e entulho. O crime ambiental é um dos principais fatores quando registramos enchentes na cidade", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

A população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, em caso de ocorrências. Além disso, conta ainda com a atuação do Corpo de Bombeiros, que pode ser chamado pelo número 193, e a Guarda Municipal, que atende pelos números 153 ou 08000-111-580.