Prefeitura realiza mais uma etapa do plantio de mudas de árvores em diferentes pontos de Hortolândia

Entre dezembro do ano passado e a primeira semana de janeiro, foram quase 3 mil mudas

Hortolândia continua o projeto de desenvolvimento da cidade com sustentabilidade, diretriz adotada pela Prefeitura para tornar a cidade cada vez mais "verde". De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entre dezembro do ano passado e a primeira semana de janeiro deste ano, foram plantadas 2.541 mudas de árvores de diferentes espécies em três pontos da cidade. A ação é compensação ambiental de duas obras que estão em andamento no município.  A meta da Administração Municipal é, até 2024, espalhar mais de 50.000 mudas de árvores por Hortolândia.

No Jardim  Carmem Cristina foram realizados os plantios de 1.225 mudas em uma área verde na rua Juraci Maria do Espírito Santo. A compensação ambiental é referente as execuções das obras de complementação do viário de ligação dos bairros Jardim Novo Cambuí e Jardim Santa Fé ao Jardim Santa Clara do Lago, com transposição do córrego Santa Clara. Assim como as 330 mudas plantadas na rua Joaquim Camargo, no Jardim Green Park Residence. Fechando esta etapa de plantios, na Estrada do Panaíno, foram 986 mudas que fazem parte de projetos indicados da construção de um parque linear e de ações na cabeceira do JAC I.

Até o momento, no âmbito do projeto de Arborização e Paisagismo, foram plantadas pouco mais de 20 mil mudas, em diversas áreas de Hortolândia, segundo os relatórios disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Entre os objetivos do projeto está o de preservar espécies nativas da flora nacional, tornando a cidade mais verde e agradável para os animais da fauna local e regional e para a comunidade. As ações começaram em maio de 2022 e são coordenadas pela Secretaria de Obras, envolvendo todas as secretarias municipais.

O projeto atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e permite a compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável. Deste modo, a Administração Municipal projeta Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.