Hortolândia participa de assembleia que elegeu nova diretoria do consórcio de saúde Cismetro

Município terá acesso efetivo a serviços e exames, disponibilizados por meio do consórcio, em 2023

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes participou, por meio de videoconferência, nesta quinta-feira (15/12), da assembleia que escolheu a nova diretoria do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas), do qual o município faz parte, juntamente com outras 31 cidades paulistas. Os prefeitos de Morungaba, Marquinho de Oliveira, e de Louveira, Estanislau Steck, estarão à frente do consórcio, como presidente e vice-presidente, respectivamente, pelo biênio 2023-2024.

“O trabalho conjunto do Cismetro e das prefeituras da nossa região metropolitana vai trazer melhorias importantes para a saúde dos nossos cidadãos. Por isso, desejo muito sucesso e sabedoria aos eleitos à presidência, Marquinho Oliveira, prefeito de Morungaba, e à vice-presidência, Estanislau Steck, prefeito de Louveira, no próximo biênio", afirmou Zezé Gomes.

Durante o evento, também foi homologado o plano de trabalho e o rateio para os municípios. Criado em 2014, o consórcio oferece mais de 800 serviços e exames credenciados para os participantes.

Segundo a Secretaria de Saúde, Hortolândia terá acesso efetivo a exames e procedimentos de baixa complexidade, disponibilizados pelo Cismetro, a partir de 2023. Todos estes serviços passarão pela Central Municipal de Regulação da Assistência Especializada. O objetivo é fornecer aos munícipes, de forma complementar, exames e pequenos procedimentos que não são oferecidos pela rede municipal de saúde por serem de competência do Governo do Estado, tais como os oftalmológicos (dentre eles a angiografia e a angioretinografia), ressonância cardíaca e de mamas e ressonâncias com sedação.

Hortolândia obteve aprovação do coletivo para integrar o Cismetro em agosto deste ano. Além disso, em novembro passado, o Poder Legislativo aprovou a lei 4056, autorizando o ingresso no consórcio.