Usuários de ônibus terão mais veículos à disposição nos dias de jogos do Brasil

Usuários de ônibus  terão mais veículos à disposição nos dias de jogos do Brasil

Serão ampliadas as viagens de coletivos municipais de Hortolândia para a população chegar mais cedo em casa

A operação do transporte coletivo urbano de Hortolândia será fortalecida em dias de jogos da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo de futebol. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, os veículos, operados pela Viação Lira terão reforço na oferta de viagens à partir das 14h, com antecipação do horário de pico da tarde e monitoramento da demanda para eventuais ajustes na programação horária, na quinta-feira (24/11) e na sexta-feira da próxima semana (02/12), quando os jogos do Brasil forem às 16h.

Na segunda-feira (28/11), o jogo acontece às 13h. A programação segue com os horários normais mas o monitoramento da demanda será realizado com eventuais ajustes, se necessário. O objetivo da ação é contribuir com maior agilidade na viagem da população para acompanhar os jogos do Brasil com familiares e amigos, já que nos dias das partidas, expedientes de comércios, órgão públicos e empresas da cidade serão encerrados mais cedo. A cidade contabiliza 22 linhas de ônibus.

Transporte coletivo gratuito no final de ano

Além do aumento da oferta de coletivos em dias de jogos do Brasil, o transporte público de Hortolândia será gratuito em todos os finais de semana, do dia 19 deste mês até o dia 25 de dezembro e, ainda, na sexta-feira (23/12) que antecede o Natal. Aos sábados e domingos, as linhas municipais não terão tarifa para incentivar os munícipes a comprarem no comércio local. A ação é da Prefeitura, que custeará a tarifa dos usuários de transporte coletivo. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, os veículos, operados pela Viação Lira, circularão nos sábados com horário de dias úteis. Já no domingo, o horário da operação será o dos sábados.

Ônibus climatizados, "Bilhete Único" e nova linha

Em setembro, a Prefeitura aumentou para 10 o número de veículos com ar-condicionado circulando na cidade. Também foi realizada a criação da linha 3.46 que liga o Jardim Aline ao Terminal Metropolitano de Hortolândia, passando pelo Centro. Além disso, o "Bilhete Único Especial e Especial Acompanhante" também podem ser adquiridos.

O cartão concede a isenção no pagamento da tarifa nas linhas municipais para acompanhantes de pessoas com deficiências físicas, auditiva, visual, intelectual, múltipla e orgânica que utilizam o transporte público, utilizando a porta dianteira para adentrar ao coletivo. Para adquirir o cartão, os interessados devem ir com os documentos necessários para a realização do cadastro na garagem da Viação Lira, localizada na avenida Santana, 1000, no Jardim Amanda.