Artistas de Hortolândia participam de exposição na Semana da Consciência Negra

Obras podem ser vistas, nesta segunda-feira (21/11) no Instituto Federal, e no dia 29, na Câmara Municipal

Cinco artistas de Hortolândia, três deles professores de artes na rede municipal de ensino, participam da exposição “Heranças da Diáspora: Brasil Pequena África”, que pode ser conferida, nesta segunda-feira (21/11), durante todo o dia, no IFSP (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo), câmpus Hortolândia, na Vila São Pedro. As 25 telas também serão expostas na próxima terça-feira (29/11), das 18h às 22h, na Câmara Municipal, no Parque Gabriel.

Aberta neste sábado (19/11), a exposição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Compirh (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia), e integra a programação da Semana da Consciência Negra no município.

Cada artista participa com cinco telas, criadas por meio do uso de técnicas mistas. São eles: os professores municipais Ricardo Castro, Rafael Noronha e José Reis; e os artistas Édson Xis e Marcos Eugênio. A curadoria é do professor Adelson dos Santos. Todas as obras são inspiradas nas heranças africanas.

“A exposição tem por objetivo trazer reflexões acerca das heranças que possuímos da ancestralidade do povo negro no processo diaspórico África/Brasil, por meio de uma experiência imagética, compreender a importância desse processo para a construção do nosso país e de nossa identidade étnica”, afirma Santos, coordenador dos professores de arte e música do município e vice-presidente do Compihr.

SERVIÇO:

Exposição “Heranças da Diáspora: Brasil Pequena África”

Data 1: segunda-feira (21/11), durante todo o dia

Local: IFSP (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo), câmpus Hortolândia, na Vila São Pedro

Data 2: terça-feira (29/11), das 18h às 22h

Local: Câmara Municipal, no Parque Gabriel