Entrega das Medalhas “Zumbi dos Palmares” de Hortolândia acontece no final deste mês

Evento será no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 19 horas

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria Municipal de Governo – Departamento de Direitos Humanos, setor de Igualdade Racial – com apoio do COMPIRH (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia), realiza no próximo dia 29 de novembro, a partir das 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal, a entrega das Medalhas “Zumbi dos Palmares”, em homenagem a Semana da Igualdade Racial.

Neste ano serão homenageadas três mulheres: a ex-jogadora de vôlei, Solange Pereira Cardozo, 43 anos; e as orientadoras espirituais de matriz africana, Gilvandete Maria da Conceição, 74 anos, conhecida como Mametu Nidan Jaule, e Celina Rocha da Silva, 73 anos, conhecida por Inzo Musambu Dya Matamba.
A entrega da medalha “Zumbi dos Palmares” é a última atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A partir desta semana, diversos eventos estão programados. Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18 de novembro), o COMPIRH participou do projeto “Heranças Ancestrais – Cultura Afro-Brasileira unindo sabores e o Sagrado. A atividade realizada na Escola Estadual Guido Rosolen, contou com a exposição “Chá da Vovó” e mostra fotográfica da lavagem das escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas.

A Semana da Consciência Negra de Hortolândia contou ainda com a realização de dois webinários de Educação, para relações étnicos-raciais, além de palestra com o Dr. Boaventura Rodrigues Vaz Horta Santy, sobre o tema “Brasil e Guiné-Bissau: Um olhar sobre as dimensões identitárias''.
Na próxima quarta-feira (23/11), às 18h30, é a vez do Dr. Silvio Matheus Alves Santos apresentar a palestra “Entre o cotidiano e o estrutural: reflexões sobre o racismo”. As palestras serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia.

SHOWS

Neste sábado (19/11), a partir das 10 horas, a Praça “A Poderosa”, região do Rosolém, recebe uma série de apresentações, com artistas locais, marcando a celebração pelo Dia da Consciência Negra de Hortolândia.

Ao longo do dia haverá apresentações culturais, roda de capoeira, apresentação do Quinteto Cultura, grupos de dança (Hip-Hop), show com o Grupo Fundo de Quintal e batalha de rimas.
O evento contará ainda com a participação dos feirantes da EcoSol (Economia Solidária), food trucks e barracas com o melhor da culinária afro. A Guarda Municipal, equipes de Saúde e de trânsito estarão presentes para garantir mais segurança e tranquilidade para todos.

O show com o Fundo de Quintal esta marcado para às 16 horas. O grupo foi formado na cidade do Rio de Janeiro na década de 1970. Surgiu a partir das rodas de samba do bloco carnavalesco “Cacique de Ramos”. O Fundo de Quintal tornou-se ao longo das décadas uma das maiores referências do samba. Ao longo de 50 anos, o grupo emplacou diversos sucessos, entre eles “A Amizade”, “Vai lá, Vai lá”, “Eu não quero mais”, “O show tem que continuar”, “Nosso Grito”, entre outros.