Escolas municipais de Hortolândia se mobilizam e conquistam oito cadeiras de rodas na campanha do “Lacre Solidário”

Rede municipal de ensino encheu quase 1,2 mil garrafas com lacres de alumínio para participar de projetos de natureza social e ambiental

Como diz o ditado popular, a união faz a força. Com este espírito, estudantes e profissionais da Educação de Hortolândia comemoraram, nesta sexta-feira (18/11), a conquista de oito cadeiras de rodas novinhas, obtidas graças à troca de 1.120 garrafas pet de dois litros, cheias de lacres de alumínio. Quatro cadeiras de rodas foram destinadas ao Fundo Social de Solidariedade e quatro ao Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”, unidade participante da rede de ensino da Prefeitura.

O evento de entrega dos equipamentos, no auditório do Centro de Formação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, reuniu cerca de 40 pessoas, dentre elas gestores de escolas, supervisores educacionais, o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo; e a primeira dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos Assis Barros.

“Fiquei maravilhada quando soube dessa campanha que é trabalhada na escola com as nossas crianças, porque elas levam as mensagens para casa e, quando você trabalha um projeto desses, chama a atenção delas para a preocupação com o meio ambiente e com a solidariedade. Eu acho importante falar com as crianças sobre todas essas causas, para que eles cresçam com bastante consciência, para que possamos ter um mundo melhor”, destacou Maria dos Anjos.

A ação mobilizou cerca de 26 mil estudantes nas 60 escolas da rede municipal. Ao todo, foram arrecadas 1.197 garrafas pets. As três escolas que mais conseguiram lacres ganharam um computador novo. São elas: Cier, Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Interlagos e Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Célia Cabral do Amaral. A 4º colocada, a Emei Nossa Senhora de Fátima, ganhou uma obra de arte, um quadro pintado por Rafael Noronha, professor de artes da rede.

“Através de uma gincana solidária, conseguimos não apenas juntar lacres, ensinamos que o amor, a união e solidariedade podem ajudar a transformar vidas. Os alunos foram protagonistas dessa ação e participaram efetivamente em um dos nossos desafios da gincana, que era arrecadar lacres. Como são crianças pequenas, a arrecadação partiu de garrafinhas de refrigerante pequenininhas, a cada garrafinha cheia de lacres a criança trocava sua arrecadação por moedas ecológicas, ‘Ecomoedas’, criadas por nossa escola.

Foi muito bonito de ver como tudo aconteceu! Só nos demos conta do montante arrecadado no final da gincana e o saldo foi muito positivo. Além de ajudar crianças que necessitam de cadeira de rodas, trabalhamos a conscientização sustentável, que são ensinamentos para vida. Nossa arrecadação continua e ano que vem ajudaremos muito mais!”, afirmou a assistente de direção da Emei Jardim Interlagos, Renata S. de Paula.

“Essa foi a campanha mais significativa que tivemos, por conta da quantidade de garrafas arrecadadas: 1.197 garrafas. Trocamos 1.120 garrafas e conseguimos arrecadar 8 cadeiras de rodas. Quero agradecer imensamente a todos os participantes que se dedicaram nesta campanha. Foram mais de 50 escolas participantes. Agradeço imensamente à Secretaria de Educação e também ao ‘Instituto Encurtando Caminhos’, nosso parceiro nesta causa”, afirmou a coordenadora pedagógica Carla Borrego Varani, responsável por projetos.

A ação, de natureza social, engajou crianças e adultos na campanha “Lacre Solidário”, promovida pelo Setor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Governo. O secretário adjunto, Renato Muccillo, destacou ainda o aspecto ambiental da iniciativa, ligada ao Projeto Gota D’Água 2022, realizado pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O projeto tem como tema, neste ano, “Água e mudanças climáticas: o clima muda e nossas vidas também”.

“Essa campanha trabalha a questão da reciclagem, dos materiais que são coletados, tem sempre um viés ambiental nisso tudo, mas também com uma significância social muito grande. Estamos aqui beneficiando famílias que não têm condição de ter um acesso a uma cadeira de rodas. Não podemos deixar essa chama se apagar. Essa sementinha foi plantada, regada, cresceu, tomando corpo e se transformando nesta ação que vemos hoje como resultado”, ressaltou ele.