Pontos MIS exibe documentário brasileiro sobre artista performática Marina Abramovic

Filme será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (18/11) até domingo (20/11); no sábado (19/11) haverá bate-papo sobre a produção

Marina Abramovic é uma artista performática sérvia que iniciou sua carreira nos anos de 1970. Seu trabalho é considerado provocador por desafiar os limites do corpo e abordar a comunicação com o público. Ela é o tema do documentário nacional “Espaço além – Marina Abramovic e o Brasil”. O filme é a atração desta semana do projeto “Bate-papo de cinema”, realizado pelo programa estadual Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. O documentário é um dos longas-metragens vencedores de edições anteriores do festival itinerante Move Cine Arte, que acontece na cidade de São Paulo e em Veneza (Itália). O longa-metragem será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (18/11) até domingo (20/11). Para assisti-lo, é necessário se inscrever por meio deste LINK. O filme tem classificação indicativa de 14 anos.

O projeto também promove um bate-papo on-line ao vivo sobre o documentário, neste sábado (19/11), às 18h. Participarão do debate um dos criadores do festival Move Cine Arte, Andre Fratti Costa, e o diretor do filme, Marco Del Fiol. O público poderá assistir o bate-papo no canal do YouTube do Pontos MIS, que terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

O documentário mostra a viagem que Marina Aramovic fez pelo Brasil em busca de inspiração artística e cura espiritual. Ao longo de sua jornada no país, a artista vivenciou rituais xamânicos, teve encontros com curandeiros. A experiência de percorrer o Brasil desencadeia em Marina uma viagem profunda introspectiva por meio de memórias, dores e experiências passadas. O documentário também traz uma abordagem inédita sobre o processo criativo da artista.