Fiscalização contra o descarte irregular de esgoto evita crime ambiental

Trabalho da Prefeitura de Hortolândia foi realizado no Jd. Amanda

Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Prefeitura de Hortolândia, parceiras no desenvolvimento do saneamento básico da cidade, realizam, durante toda a semana, diversas fiscalizações contra o descarte irregular de dejetos do esgoto doméstico nas redes de águas pluviais em diferentes regiões da cidade. O foco do serviço foi o Jardim Amanda. A ação tem o objetivo de conter o surgimento de plantas aguapés no espelho d'água da lagoa do bairro. A aparição das plantas acontece pela recorrência do crime ambiental na região.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, nesta semana, foram notificadas duas residências que realizavam a prática ilegal. Uma na rua Brás Cubas e outra na avenida Anita Garibaldi. Os moradores foram notificados e terão que regularizar o serviço. São encontradas, por semana, aproximadamente, de 15 a 20 ligações irregulares durante as fiscalizações. As ações buscam contribuir com a qualidade de vida e o meio ambiente, rumo à universalização da coleta e tratamento do esgoto em Hortolândia.

"Não apenas no Jardim Amanda, onde a recorrência é grande e prejudica a vida ambiental na lagoa, principal área de lazer do bairro, mas, em todas as regiões da cidade, a fiscalização é intensificada já que o crime ambiental polui lagos, rios e mananciais em todos os locais. Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. mas, quem ainda insistir em continuar o descarte do esgoto doméstico por ligações irregulares será multado", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Limpeza na lagoa do Jardim Amanda continua

Mais uma etapa da limpeza e zeladoria é realizada pela Prefeitura  na lagoa do Jardim Amanda. As  equipes estão divididas em várias frentes de trabalho para a ação na principal área de lazer do bairro. No espelho d'água, acontece a retirada manual do acúmulo das plantas aguapés, que acontece devido ao descarte irregular de dejetos do esgoto doméstico que deságuam na lagoa.

Mais serviços nas redes da cidade

Além da fiscalização no Jardim Amanda, equipes da Sabesp e da Prefeitura realizaram a desobstrução da rede de esgoto no Jardim Novo Horizonte. No Jardim Everest, mais um ponto de descarte irregular foi descoberto e uma residência notificada. Vistorias no Jardim Rosolém e manutenção em casas na Vila Real e no Jardim Carmen Cristina foram as outras ações da semana.