Lagoa do Jardim Amanda recebe limpeza do espelho d'água

Ação retira plantas aguapés do espelho d'água e faz a zeladoria do entorno da área de lazer

Mais uma etapa da limpeza e zeladoria é realizada pela Prefeitura de Hortolândia na lagoa do Jardim Amanda. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as  equipes da Administração Municipal estão divididas em várias frentes de trabalho para a ação na principal área de lazer do bairro. No espelho d'água, acontece a retirada manual do acúmulo das plantas aguapés, que acontece devido ao descarte irregular de dejetos do esgoto doméstico que deságuam na lagoa. Já no entorno, a limpeza e a varrição está intensificada para receber a população neste final de semana.

"Desde 2019, a Prefeitura realiza diversas ações de revitalização e conservação no entorno da lagoa e, também, em todo o Jardim Amanda. O trabalho na área de lazer começou com a implantação de iluminação com tecnologia LED. Já a limpeza do espelho d'água, poda do mato e reforço na fiscalização contra o descarte irregular de dejetos do esgoto doméstico, crime ambiental que contribui com o crescimento de plantas aguapés na lagoa, acontecem, semanalmente e continuam nos próximos dias. As mesas e banquinhos da área para descanso e picnic também passaram por reformas", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Bairro também recebe ações de segurança viária

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, recentemente, as ruas ao redor da lagoa  também receberam, recentemente, o reforço e a implantação da pintura de sinalização de solo. O serviço contribui para a organização do trânsito para frequentadores e para quem trafega na região. A implantação da pintura também acontece nas principais avenidas do bairro, como a Brasil e Anita Gribaldi, por exemplo, além de ruas residenciais. O objetivo é aumentar a segurança viária e evitar acidentes.

Fiscalização contra descarte irregular do esgoto

Além da limpeza do espelho d'água da lagoa, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em parceria com a Prefeitura realiza, semanalmente, diversas fiscalizações contra este crime ambiental que contribui com o surgimento das plantas aguapés prejudicado meio ambiente na área de lazer e propagando o mau cheiro. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, no bairro, são encontradas, por semana, aproximadamente, de 15 a 20 ligações irregulares durante as fiscalizações. As ações buscam contribuir com a qualidade de vida e o meio ambiente, rumo à universalização da coleta e tratamento do esgoto em Hortolândia.

"Precisamos da colaboração da população para regularizar o sistema do descarte da rede de esgoto doméstico. Descarta irregularmente os dejetos prejudica toda a população e destrói a beleza da área de lazer que é de todos. Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. Quem continuar com o descarte do esgoto doméstico por ligações irregulares está sujeito à notificação e multa.", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.