Praça da Penha ganha nova opção de passeio e compras: o Contêiner Delas

Na noite desta quinta-feira (03/11), prefeito participou do evento de inauguração e cumprimentou as empreendedoras

A Praça da Penha, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, conta com mais uma atração a partir de agora: o “Contêiner Delas”, opção de lazer e também de compras para quem mora na região do Jd. Rosolém. A inauguração do espaço, na noite desta quinta-feira (03/11), contou com a presença de um público flutuante, das 18h às 22h, estimado em cerca de 500 pessoas pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Também compareceram ao evento o prefeito José Nazareno Zezé Gomes; os secretários de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva (titular) e Roberta Morais Diniz (adjunta) e a equipe do Dgres (Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária). A Praça fica na Rua Júlio Édson da Silva, 10.

"Garantir oportunidades de trabalho para a nossa gente. Foi com esse objetivo que entregamos o Contêiner Delas, na Praça da Penha. O Poder Público tem que ter o compromisso de garantir oportunidades de trabalho e as feiras estão sendo exploradas em nosso município e, o melhor, estão caindo no gosto da nossa comunidade. Sem dúvida, avançaremos ainda mais para o bem na nossa população hortolandense e dos nossos empreendedores locais", afirmou Zezé Gomes, ao cumprimentar as empreendedoras.

O contêiner abriga cinco empreendimentos, três de alimentação e dois de artesanato. O projeto, ligado à Economia Solidária, é orientado pela Incubadora Municipal. Por decisão do coletivo, cada empreendimento abre em dias e horários diferentes (veja abaixo), de acordo com a demanda local e a disponibilidade das empreendedoras.

“Pra mim é gratificante fazer parte deste projeto voltado a mulheres empreendedoras. O contêiner representa pra mim empoderamento”, ressalta a laceira Juliana Moreira, de 34 anos, moradora do Jd. Terras de Santo Antônio e uma das integrantes selecionadas para integrar o projeto na Penha. Ela participa da EcoSol há um ano e produz laços, tiaras e acessórios para crianças e mulheres.

“As expectativas nas vendas são muito boas para todas nós. Foi muito bom o evento. Espero vender cada vez mais”, afirmou a artesã, que produz artigos em madeira, Vanessa Pereira da Silva, de 42 anos, escolhida representante das demais colegas no Contêiner da Penha.

Conheça o projeto “Contêiner Delas”

O projeto “Contêiner Delas” foi criado para viabilizar o comércio de produtos artesanais com preço justo, autogestão e modelo solidário de negócios, em Hortolândia. Para participar dele, é preciso ser mulher, morar na cidade, atuar como empreendedora há no mínimo seis meses e estar cadastrada no programa EcoSol do Dgres.

Atualmente, Hortolândia conta com dois conjuntos de contêineres. Além deste inaugurado na Praça da Penha, na região do Jd. Rosolém, há um também no Parque Socioambiental Chico Mendes, no Remanso Campineiro, Região Central.

Segundo o secretário Francisco Raimundo da Silva, a meta da Prefeitura é ampliar o projeto. “O projeto Contêiner Delas é uma forma de empoderar a mulher e investir nessa força empreendedora que está dentro de cada uma delas, contribuir com o projeto de geração de emprego e renda e capacitar. Esse projeto se iniciou com dois contêineres, beneficiando 10 mulheres. Mas o desejo do prefeito é, em todos os espaços públicos, a gente implantar mais contêineres e começar todo um processo de cadastramento e capacitação de mulheres que têm esse perfil empreendedor”, afirmou o secretário.

SERVIÇO:

Contêiner Delas – Praça da Penha

Local: Rua Júlio Édson da Silva, 10, no Jd. Nossa Senhora de Fátima

Artigos a venda:

Artesanato em madeira e colares (Vanessa) – quartas e quintas, das 12h às 19h; sexta a domingo, das 12h às 20h

Artesanato - laços, tiaras e acessórios voltados para crianças e mulheres (Juliana) - quarta a domingo, das 14h30 às 20h

Alimentação – coxinha (Lia) - de quarta a domingo, das 14h às 22h

Alimentação – pastel (Roberta) – quarta, das 18h às 22h, quinta a domingo, das 8h às 22h

Alimentação – lanche de pão com linguiça, hambúrguer artesanal com molho defumado (Paula Roberta) - quarta a domingo, das 14h às 22h