Cursos profissionalizantes do Capacita Hortolândia têm relevância social

Formações gratuitas, promovidas pela Prefeitura, desencadeiam mudanças de vida

Após cerca de dois meses de aulas, chegou ao fim, nesta segunda-feira (31/10), a série de três cursos profissionalizantes do Programa “Capacita Hortolândia”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A ação beneficiou cerca de 20 moradores da cidade, com 18 anos ou mais, inscritos no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) e/ou atendidos em programas sociais do Poder Público.

As aulas de “Jardinagem: formação básica”, “Criação e técnicas de montagem de bijuterias” e “Sobremesas e bolos no pote”, ministradas por professores do Sebrae Campinas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), buscam preparar os aprendizes para atuar no mercado de trabalho.

“Os cursos do Capacita Hortolândia têm o objetivo de proporcionar às pessoas, atualmente desempregadas, uma capacitação para que possam melhorar seus currículos e ainda ter uma possibilidade de empreender. Para muitos dos alunos, aprender uma nova técnica pode permitir um reforço no orçamento ou até mesmo ser a principal fonte de renda”, explica o diretor do Dgres (Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária), Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio.

Além de levar novos conhecimentos aos inscritos, os cursos buscam também abrir novos horizontes de vida para os aprendizes.

“Já coloquei em prática as receitas e técnicas que aprendi no curso de ‘Sobremesas e bolos no pote’. Já estou ganhando dinheiro com as receitas que aprendi. Gratidão por esta oportunidade”, afirma Sandra Aparecida Ferreira dos Santos, moradora do bairro Chácara Nova Boa Vista.

“Foi uma excelente oportunidade que a Prefeitura deu a nós, pessoas da cidade de Hortolândia, para se obter uma nova chance de renda e de vida. Quero agradecer a Deus, ao centro de treinamento, à escola do Senac e Sebrae e à Secretaria de Inclusão pela oportunidade”, ressalta Alex Lane de Lima, aprendiz do curso de “Criação e técnicas de montagem de bijuterias” e morador do Jd. Campos Verdes.

Para a chefe de Setor, responsável pelo programa Capacita Hortolândia, Michele Piconi, além de formação técnica, os cursos têm um impacto social. “Nosso trabalho tem um diferencial na vida de cada pessoa, pois impacta no âmbito familiar. No sistema de políticas sociais, a quantidade não é o essencial e sim o que elas levam de positivo para seus lares, incentivando ainda mais o familiar a estudar, a fazer cursos e se sentir acolhido e valorizado. As pessoas que fizeram esses cursos tiveram um impacto muito positivo. Havia pessoa com depressão que sorriu e se sentiu feliz. Havia pessoas com TDHA (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade) e se sentiu incluída e assim vai”, avalia Michele, que credita o êxito do programa também à dedicação e ao emprenho de toda a equipe.

A ação faz parte do Projeto “Capacita Hortolândia”, desenvolvido pela Administração Municipal para oferecer formação gratuita, visando a inclusão produtiva, o empreendedorismo, a empregabilidade e a geração de renda.