Hortolândia continua com trabalho de contagem de larvas de Aedes aegypti

Trabalho é importante para Prefeitura definir e reforçar ações de combate ao mosquito

A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a parte dela no combate ao Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya. Nesta semana, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Secretaria de Saúde, prossegue com a ADL (Análise de Densidade Larvária). A ação é importante para verificar a quantidade de larvas do mosquito encontradas em imóveis visitados durante a ação. O índice auxilia a Prefeitura a definir estratégias de prevenção e combate ao inseto. A partir do índice registrado, a Prefeitura define estratégias de combate ao Aedes aegypti e, conforme a situação verificada, reforçar ações de eliminação do inseto nas regiões onde há maior infestação de larvas.

A ação consiste em visitas aleatórias em casas de todas as regiões da cidade. É feito o sorteio dos quarteirões a serem visitados. De acordo com o órgão, a previsão é visitar cerca de 3.000 imóveis. Conforme o clima verificado durante o período, o órgão deve concluir o trabalho na próxima semana.

Os agentes entram nas casas para investigar locais onde há larvas de Aedes aegypti. Elas são recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar o índice, que mede a quantidade de larvas encontradas, chamado Índice de Breteau. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto. A ADL é realizada três vezes ao ano: janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado na cidade em julho deste ano foi de 0,9, considerado baixo. Já em outubro de 2021, o índice registrado na cidade de foi de 1,6, considerado médio.

Moradores devem permitir a entrada dos agentes em suas casas

A UVZ reforça a orientação para que os moradores deixem os agentes entrarem em seus imóveis para a realização da ADL. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta as pessoas para ficarem atenta contra golpes.

Nas visitas da ADL, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas a ADL, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti

Em paralelo à ADL, a Prefeitura reforça a orientação para que a população continue a colaborar e mantenha os cuidados no combate ao Aedes aegypti. Dentre as principais medidas estão fazer regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas das casas. Nesses locais é importante ainda verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos, que possam acumular água parada, que é a condição favorável para a fêmea do Aedes aegypti depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Outras medidas importantes são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada. Moradores de imóveis com laje exposta sem teto também devem verificar se, após chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.

A população pode ainda ajudar no combate ao Aedes aegypti ao fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura que ficam em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 12 PEVs, e atualmente a Prefeitura iniciou a construção do 13º PEV no Jardim Estefânia

Sintomas

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 2.993 casos notificados de Dengue, dos quais 1.083 positivos e um óbito. Já de Chikungunya são sete casos notificados, sendo quatro positivos, sendo dois autóctones e dois importados. Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya.