Jardim Nova Hortolândia recebe reforço na sinalização de solo

Trabalho da Prefeitura acontece na rua Waldemar Simões próxima da escola do bairro

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, na manhã desta quinta-feira (20/10), mais uma etapa do reforço e implantação de sinalização de solo. A ação contemplou a rua Waldemar Simões, importante via residencial e com diversos comércios no Jardim Nova Hortolândia. Além disso, o local é próximo à EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João Carlos do Amaral Soares. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a pintura contribui com o aumento da segurança viária e já foi realizada em todas as regiões da cidade.

"As sinalizações indicam o duplo sentido para o tráfego na via, além de legendas 'PARE', 'OLHE', 'DEVAGAR', 'ESCOLA' e as faixas de retenção e de pedestres que facilitam a travessia da população que transita a pé pela região. O serviço é intensificado próximo à unidades de ensino, saúde, praças, parques e comércios. O trabalho permanece nos próximos dias e contempla ruas movimentadas e residenciais", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Tinta especial em avenidas movimentadas

A Administração Municipal já realizou a pintura de sinalização horizontal  no novo viário do Jardim Santa Fé e o reforço  no Parque Orestes Ôngaro. Recentemente, a Administração Municipal concluiu, a com tinta especial, mais durável, que oferece maior visibilidade para pedestres e motoristas, a repintura em toda a extensão das avenidas da Emancipação e Olívio Franceschini e Brasil, no Jardim Amanda. Nestas vias o serviço aconteceu durante as madrugadas para evitar problemas no fluxo do trânsito já que, diariamente, as vias recebem um grande número de veículos circulando.

"Uma grande etapa de readequação do sentido de vias também aconteceu na rua Bolívia, ao lado do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola). Este trabalho acontece periodicamente por meio de estudos do tráfego para evitar acidentes e controlar o estacionamento de veículos nas vias. No Jardim Amanda, além da avenida Brasil outras vias já receberam a ação e, recentemente, o serviço foi em ruas próximas à lagoa do bairro", comenta Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza readequações viárias, reforço da pintura na sinalização de solo em ruas e avenidas residenciais e com grande fluxo de veículos e no entorno de unidades de saúde, ensino, praças e parques. Também são desenvolvidas ainda ações, que vão desde atividades educativas com motoristas e pedestres,  até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019.

"Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados", comenta o diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.