Biblioteca Municipal de Hortolândia promove “Semana da Criança” com programação especial

Em comemoração ao Dia das Crianças, órgão da Prefeitura realiza torneio de Cubo Mágico e troca de figurinhas e disponibiliza videogame até esta sexta-feira (14/10)

Seus pequeninos gostam de cubo mágico, figurinhas e videogame? Então, leve-os à Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte. O órgão da Prefeitura de Hortolândia promove a “Semana da Criança” até esta sexta-feira (14/10). A programação, das 9h às 16h30, tem torneio de Cubo Mágico, troca de figurinhas do álbum da Copa e videogame de 8 bits. O local não abrirá na quarta-feira (12/10), em razão do Feriado de Nossa Senhora Aparecida. A biblioteca municipal fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping.

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, quem quiser participar do torneio de Cubo Mágico pode fazer cinco tentativas. Será considerado o melhor tempo das cinco tentativas. Cada participante deve cronometrar o próprio tempo, sob a supervisão da equipe da biblioteca. A biblioteca disponibiliza dois cubos mágicos. Os participantes poderão levar o próprio cubo. Os três competidores com os melhores tempos serão premiados com troféus e um livro cada um.

Troca de figurinhas

Para a criançada, e também os marmanjos, outro destaque é a troca de cromos do álbum da Copa deste ano. O público pode trocar figurinhas com a própria biblioteca e outras pessoas. Nesse último caso, a biblioteca não se responsabiliza nem faz a mediação das trocas entre as pessoas. O órgão ainda salienta que não faz venda nem compra de álbum e figurinhas. O coordenador da biblioteca ainda orienta para que as crianças venham acompanhadas de pai, mãe, responsável ou algum adulto.

Para quem quiser trocar figurinhas com a biblioteca, o espaço divulga, às quartas-feiras, sua lista de cromos disponíveis para troca em suas redes sociais (Facebook e Instagram), e também pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332.

Após a divulgação da lista, as pessoas que se interessarem por algum dos cromos, pode reservá-lo pelo BiblioZap. As figurinhas ficam reservadas somente por um dia. A troca é no esquema 1 por 1, ou seja, uma figurinha por outra figurinha. E tem mais um atrativo para os colecionadores. A biblioteca também tem cromos disponíveis para troca do álbum da Copa do Mundo de 2018.

Videogame de 8 bits

Outro atrativo é o videogame de 8 bits disponibilizado pela biblioteca. Esse tipo de jogo foi febre nos anos de 1980, sendo considerado o precursor dos atuais games eletrônicos com visual hiperrealista.

As crianças podem se divertir com alguns dos jogos mais conhecidos no formato de 8 bits, como “Contra”, “Super Mario Bros.”, “Pac-Man”, entre outros. A biblioteca divulga dicas dos jogos de 8 bits pelo BiblioZap. Em caso de fila de espera, cada pessoa poderá jogar uma hora.

Para que o público curta as atividades sem aborrecimentos, vale relembrar algumas regras. A coordenação da biblioteca reforça a orientação que é proibido o consumo de alimentos e de bebidas dentro das dependências. A proibição é por motivos de limpeza e organização do local.

Outro atrativo da biblioteca é a Sala Infantil (foto abaixo), equipada com brinquedoteca, que dispõe de carrinhos, bonecas, jogos didáticos e bichinhos de pelúcia. Para estimular a prática de contação de histórias, a sala tem uma estante com mais de 1.500 obras infantis para crianças de ate 10 anos em fase de alfabetização.

Cadastro

Além dessas atividades, as crianças podem ainda aproveitar para conferir o acervo da biblioteca e pegar livros emprestados. O acervo tem obras, séries e mangás conhecidos que estão na preferência das crianças, como “Naruto”, “Dragon Ball”, “Diário de um banana”, “Harry Potter”, “Percy Jackson”, “Diário de uma garota nada popular”, além de gibis das editoras Marvel e DC Comics.

Quem ainda não for leitor, pode fazer seu cadastro. Para isso, é necessário foto e cópias da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). O cadastro também pode ser feito on-line por meio deste LINK

Inicialmente, o usuário é cadastrado na categoria “Leitor Comum”. Se ele for um leito assíduo, com o tempo pode subir para as categorias Leitor Vip e Leitor Prime. Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 leitores cadastrados e o acervo conta com mais de 17.000 obras. O acervo pode ser consultado por meio deste SITE.