População deve redobrar cuidados no combate ao Aedes aegypti

Nesta semana, equipes da Prefeitura continuam a fazer busca ativa e eliminação de criadouros de Aedes aegypti nas regiões do Jd. Amanda e Jd. Rosolém

Com a previsão de menos chuva nesta semana, a tendência é de elevação da temperatura. Diante desse cenário, é importante que a população redobre os cuidados com o combate ao Aedes aegypti. Durante o período diurno, quando faz mais calor, o mosquito está ativo e, com isso, sua circulação é maior. Portanto, é importante que os moradores se mantenham atentos para diminuir a proliferação do inseto, e com isso evitar aumento acentuado de casos de Dengue, Chikungunya, Zika e outras arboviroses. A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a parte dela com a ação casa a casa em regiões do município. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) prossegue com o trabalho no Jardim Amanda e no Jardim Rosolém, duas das maiores regiões da cidade. A ação é feita onde foram notificados casos positivos de Dengue.

A UVZ reforça para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Os agentes visitam os imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça a orientação para que os moradores façam regularmente a limpeza das áreas externas de suas casas e recolham objetos e recipientes que possam acumular água parada, dentre os quais garrafas PET, pneus velhos e embalagens plásticas. O órgão salienta ainda que esses materiais devem ser descartados nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura que ficam em várias regiões da cidade. Hortolândia tem 12 PEVs, e atualmente a Prefeitura iniciou a construção do 13º PEV no Jardim Estefânia

Sintomas

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A Vigilância Epidemiológica salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus).

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 2.897 casos notificados de Dengue, dos quais 1.068 positivos e um óbito. Já de Chikungunya são sete casos notificados, dos quais quatro positivos (dois autóctones e dois importados). Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya.