Biblioteca Municipal de Hortolândia abre para troca de figurinhas, neste sábado (17/09)

Espaço funcionará das 9h às 12h; público também poderá fazer devolução de livros

Você tem figurinhas repetidas do álbum da Copa do Mundo? Então, venha trocá-las na Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte. O espaço da Prefeitura abrirá neste sábado (17/09), das 9h às 12h, para as pessoas que queiram completar suas colecões. A biblioteca está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping.

O público poderá trocar cromos com a própria biblioteca e outras pessoas. Nesse último caso, a biblioteca não se responsabiliza nem faz a mediação das trocas entre as pessoas. O coordenador ainda reforça que a biblioteca não faz venda nem compra de álbum e figurinhas. De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, a atividade já atraiu a participação de mais de 40 pessoas, que já trocaram 680 figurinhas com a biblioteca. “Uma informação legal é que são pessoas da faixa etária de 10 a 39 anos. Com essa atividade a biblioteca oferece um momento de sociabilização. Além disso, é uma ação para popularizar e divulgar a biblioteca para o público”, destaca Silva.

Para quem quiser trocar figurinhas com a biblioteca, o espaço divulga sua lista de cromos disponíveis para troca às quartas-feiras, em suas redes sociais (Facebook e Instagram), e também pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332.

Após a divulgação da lista, as pessoas que se interessarem por algum dos cromos, pode reservá-lo pelo BiblioZap. As figurinhas ficam reservadas somente por um dia. A troca é no esquema 1 por 1, ou seja, uma figurinha por outra figurinha. E tem mais um atrativo para os colecionadores. A biblioteca também tem cromos disponíveis para troca do álbum da Copa do Mundo de 2018.

Para que a troca de figurinhas seja uma atividade prazerosa e que aconteça sem problemas, o público deve seguir algumas regras da biblioteca. “Salientamos que é proibido o consumo de alimentos e de bebidas dentro das dependências da biblioteca. A proibição é por motivos de limpeza e organização”, alerta Silva. Por motivos de segurança, o coordenador solicita ainda para que o público evite de vir à biblioteca com bolsas e/ou mochilas.

Devolução e “Gostou? Leva pra casa”

Além de trocar figurinhas, o público poderá escolher um livro e levá-lo sem necessidade de devolver. A biblioteca disponibilizará a estante do projeto “Gostou? Leva pra casa!”. Serão disponibilizados cerca de 60 títulos de gêneros literários variados de ficção e de não ficção. A estante ficará na entrada no lado de fora.

E se você pegou algum livro emprestado da biblioteca, aproveite este sábado para devolvê-lo. O coordenador solicita para que leitores que estejam com obras da biblioteca, mesmo que o prazo de devolução já tenha vencido, para que os tragam. De acordo com a biblioteca, desde o início da pandemia, quando o espaço ficou fechado, há 177 livros extraviados.

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A Biblioteca Municipal realizará a troca de figurinhas até o dia 16 de dezembro.