Hortolândia continua com ações de busca e eliminação de criadouros de Aedes aegypti

Nesta semana, agentes da Prefeitura percorrem regiões do Jd. Santa Fé e Jd. Santa Clara do Lago

Você faz a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti? É importante que a população continue a colaborar nessa tarefa para evitar que a cidade tenha um aumento acentuado de casos de Dengue, Chikungunya e Zika nos próximos dias, com o início da temporada primavera/verão. A Prefeitura de Hortolândia faz a parte dela e segue com a ação casa a casa em diferentes regiões do município. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre o Jardim Santa Fé e continua com o trabalho no Jardim Santa Clara do Lago. A ação é feita em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue.

Os agentes do órgão visitam os imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça a orientação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Limpeza

O órgão orienta para que os moradores façam regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas das casas. Nesses locais é importante também verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, dentre outros objetos, que possam acumular água parada. Essa é a condição favorável para a fêmea do mosquito depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Outra ação importante é colocar telas em ralos e mantê-los limpos. Já quem tem plantas em casa, é importante encher os pratinhos que ficam embaixo dos vasos com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada. Moradores de imóveis com laje exposta sem teto devem verificar se há acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma, principalmente quando chove.

A população pode ainda ajudar no combate ao mosquito ao fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura que ficam em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 12 PEVs.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 2.793 casos notificados de Dengue, dos quais 1.053 positivos e um óbito. Já de Chikungunya são cinco casos notificados, sendo dois positivos (casos importados). Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya.