Procon de Hortolândia alerta contra golpe de venda de registro de regulação de gás de cozinha

Órgão da Prefeitura pede que população não receba estranhos, vendendo os produtos na porta de casa

O Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura, alerta contra golpes praticados contra a população. De acordo com a diretora do Procon, Ana Paula Portugal, duas pessoas que se dizem representantes de uma empresa de venda de gás de cozinha estão induzindo pessoas a comprar kits reguladores de registros do botijão.

"O público alvo deles são pessoas idosas. Eles batem na porta das pessoas, intimidando este consumidor a comprar o kit, dizendo que a vida delas está em risco e a troca do regulador deve ser feita para evitar acidentes. Quando a pessoa, intimidada, efetua a compra, eles passam o cartão deste cliente por várias vezes", explica Ana Paula.

De acordo com o órgão, duas vítimas do golpe foram atendidas pelo Procon e somaram um prejuízo financeiro de R$ 1.800,00 cada uma. "A fatura vem no nome de uma pessoa física. Entrei em contato com a empresa, que é do Rio Grande do Norte e não atua em outro Estado. Eles nos informaram que isto é um golpe. Estes clientes terão que entrar na justiça para, quem sabe, conseguir um ressarcimento. O trâmite é complicado. Queremos alertar a população para não deixar estranhos entrar em casa e não comprar este tipo de material desta forma e sim em locais onde a venda é regularizada, em lojas. Fica o alerta para todos", comenta a diretora.

Procon de Hortolândia esclarece dúvidas

Em caso de mais informações, o consumidor pode procurar o Procon, que fica dentro da central de serviços municipais HORTOFÁCIL, localizada na Rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O órgão também esclarece dúvidas via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 ou (19) 99979-5162. A diretora do órgão reforça que esses números recebem somente mensagens escritas para esclarecimento de dúvidas. O consumidor também pode acessar o site do órgão.