Hortolândia retoma realização da Mostra de Artes da Cena

Tradicional evento cultural promovido pela Prefeitura, MAC volta a ter edição presencial a partir desta quarta-feira (24/08)

Após ter sido suspensa nos últimos dois anos por causa da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia retoma a realização presencial da Mostra de Artes da Cena (MAC), um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural do município. A MAC acontecerá nesta quarta, quinta e sexta-feira (24, 25 e 26/08) e entre os dias 31/08 a 01/09, às 20h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. O evento é aberto ao público. É necessário retirar a senha meia hora antes do início de cada sessão. A lotação da sala é de 60 pessoas.

A mostra conta com a participação dos aprendizes das formações culturais (cursos profissionalizantes) de Teatro e Dança, ministradas pela Prefeitura. Os aprendizes mostram, por meio de espetáculos, os conhecimentos adquiridos nas aulas de Improvisação (Dança) e de Interpretação de Montagem I (Teatro). Os espetáculos são abertos para o público, que tem a oportunidade de conferir a produção artística dos aprendizes. Assim, a mostra promove a integração entre aprendizes e população.

A programação começará nesta semana com o espetáculo “Corpo que soul”, do grupo Cia. Pulsar. A classificação indicativa é livre. De acordo com o grupo, o espetáculo fala de um corpo imerso em sentidos e do corpo-a-corpo na vida cotidiana. A apresentação surgiu da experimentação e da pesquisa sobre a improvisação em dança, esta por sua vez resulta de processos de composição instantânea. Na apresentação, o grupo propõe performances pautadas na criação imediata de elementos coreográficos ao vivo, além da apresentação de elementos previamente estruturados.

Programação

Já na próxima semana, entre os dias 31/08 a 01/09, a MAC apresentará o espetáculo “Sobre angústia, esperança e outras questões humanas”, com aprendizes da formação cultural de Teatro.

A MAC também terá sessões de cinema do programa estadual Pontos MIS (Museu da Imagem do Som). Serão exibidos os filmes “Frida”, no dia 16/09, e “Grandes olhos”, no dia 30/09. As sessões serão às 19h30, também na Escola de Artes Augusto Boal.

O secretário de Cultura, Régis Atahnázio Bueno, destaca a alegria para a Prefeitura retomar a realização da MAC. “É uma alegria voltar a abrir a Escola de Artes Augusto Boal para que a população desfrute os espetáculos de dança e teatro produzidos pelos aprendizes dos cursos profissionalizantes. Com a mostra, integramos as famílias, a população e a comunidade artística da cidade e da região neste espaço tão querido e importante que é a Escola de Artes”, salienta o secretário.

Crédito da foto: Kdu Oliveira

Programação Mostra de Artes da Cena (MAC):

Data: 24, 25 e 26/08

Local: Escola de Artes Augusto Boal

Endereço: rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda

Espetáculo: “Corpo que soul”

Componente: Dança profissionalizante – Improvisação

Nome do grupo: Cia. Pulsar

Direção: Cibele Ribeiro

Bailarinos-criadores: Caroline Moreira, Fernanda Aquino, Flávia Fernandes, Flávia Oliveira, German Secreto, Hérica Souza, Luiza Isa, Natália Soares, Rene Jesus.

Coreografia e figurinos: o grupo

Sonoplastia: Cibele Ribeiro

Iluminação: Ana Chinchila, Dieniffer Barreiros, Gabriel Souza, Juzi Nazaré, Vinícius Fernandes e Wendy Meira

Fotos: Kdu Oliveira