Hortolândia segue com busca ativa e eliminação de criadouros de Aedes aegypti, nesta semana

Equipes da Prefeitura realizam ação casa a casa nas regiões do Jardim Everest e Jardim Novo Ângulo

Hortolândia se mantém vigilante no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya, Zika, dentre outras doenças. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre as regiões do Jardim Everest e Jardim Novo Ângulo com a ação casa a casa.

Os agentes visitam os imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça a orientação para que os moradores permita a entrada dos agentes em suas casas para fazer o trabalho. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta as pessoas para ficarem atentas contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões será realizada a ação casa a casa, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti

A UVZ reforça para que a população mantenha os cuidados para evitar a reprodução do Aedes aegypti. É importante que os moradores façam sua parte e colaborem para ajudar a manter baixo o nível de infestação do Aedes aegypti. O órgão realizou a ADL (Análise de Densidade Larvária), que mede a quantidade de larvas do mosquito encontradas em imóveis da cidade, no mês passado. O índice foi 0,9, considerado baixo.

Dentre as principais medidas a serem adotadas pelos moradores estão:

– Fazer regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas das casas. Nesses locais é importante também verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos, que possam acumular água parada. Essa é a condição favorável para a fêmea do mosquito depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos;

– Colocação de telas em ralos e mantê-los limpos;

– Encher os pratinhos que ficam embaixo de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada;

– Moradores de imóveis com laje exposta sem teto devem verificar se, após chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.

A população pode ainda ajudar no combate ao mosquito ao fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura que ficam em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 12 PEVs.

Sintomas

Caso o morador apresente algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra neste ano 2.626 casos notificados de Dengue, dos quais 1.021 positivos e um óbito. Já de Chikungunya são cinco casos notificados, sendo dois positivos (casos importados). Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya.