Prefeitura instala primeiros conjuntos semafóricos no "Superviário"

Trabalho acontecerá, também, em outros trechos do maior complexo viário de Hortolândia

Equipes da Prefeitura de Hortolândia já iniciaram a instalação de conjuntos semafóricos no trecho com obras avançadas do "Superviário", entre as ruas Flamboyant e Juraci Maria do Espírito Santo, no Parque dos Pinheiros, próximo da Delegacia de Polícia. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, no local, estão em implantação, além do cabeamento de energia necessário para ligar os dispositivos, semáforos para pedestres e motoristas.

"Os trabalhos permanecem nos próximos dias para que, após a conclusão da obra, a ligação dos dispositivos que levam segurança viária aos pedestres e motoristas seja adiantada. Outros trechos do novo viário também receberam, futuramente, a instalação de conjuntos semafóricos", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Obras estão próximas de serem concluídas

Além da instalação do conjunto semafórico, de acordo com a Secretaria de Obras, no trecho localizado no Parque dos Pinheiros, entre as ruas Flamboyant e Cactos, acontece a aplicação de base de pedras no viário em implantação. A ação prepara o local para a pavimentação asfáltica. Já no trecho que fica entre este bairro e o Carmem Cristina, margeando o Parque Socioambiental Remanso das Águas até a rotatória da Estrada Carlos Roberto Prataviera, são executadas guias e sarjetas, canaletas e calçadas, bem como ciclovia.

De acordo com a empresa contratada pela Secretaria de Obras, outro ponto que recebe benfeitorias é o da Vila Real, onde a ponte recém-concretada recebe as placas de concreto armado que formarão o passeio de pedestres e a ciclovia. Também foram afixadas as barreiras guarda-corpo (New Jersey).

A obra do “Superviário” começou há pouco mais de um ano, em junho de 2021, e tem previsão de término no segundo semestre de 2022. As intervenções já atingiram os 86,23% de realização. Por meio delas haverá a integração entre regiões antes afastadas ou de difícil acesso.