Radares controladores de velocidade são instalados para evitar acidentes em trecho do Corredor Metropolitano

Ação da Prefeitura no Jd. Nova América reforça segurança viária em uma das vias mais movimentadas de Hortolândia

O conjunto de ações da Prefeitura de Hortolândia para reforçar a segurança viária em todas as regiões da cidade continuam. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o motorista que trafega nos dois sentidos da avenida Antonio da Costa Santos (Corredor Metropolitano), no Jardim Nova América, devem ficar atentos aos novos radares controladores de velocidade, que funcionam nas três faixas da via, no trecho localizado em frente das paradas de ônibus Ataliba Nogueira (sentido bairro-Centro) e Jardim Nova América (sentido Centro-bairro). A implantação dos radares foi a principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito. Os dispositivos começaram a funcionar em toda a cidade em janeiro de 2019.

"Agora, com a instalação dos dispositivos concluída, os motoristas devem trafegar no trecho com a velocidade de até 50 km/h. A medida tem o objetivo de evitar acidentes, reforçando a segurança viária na região. Desde o início da implantação dos radares na cidade, a medida mostrou ser eficiente para evitar acidentes. Pedimos a colaboração dos motoristas com o respeito às leis de trânsito e, também, dos pedestres para atravessar as vias nas faixas. Com o esforço de todos, construímos, a cada dia, um trânsito mais seguro na cidade", explica o diretor de Operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Mais segurança viária

As políticas públicas implementadas na cidade reduziram em aproximadamente 70% o número de acidentes de trânsito entre os anos de 2017 e 2021, e a redução de 79% dos acidentes com vítimas fatais nas vias municipais. "Além da redução de 1.265 para 404 acidentes no período que compreende entre estes anos, vale ressaltar que, paralelo ao trabalho para redução de acidentes, Hortolândia desenvolve a malha cicloviária, investe na melhoria do transporte público, nas ações educativas com a população e em diversos temas que abrangem o desenvolvimento da mobilidade urbana", explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Diversas ações que salvam vidas

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura desenvolve ações que vão desde implantação de radares controladores de velocidade e semáforos, atividades educativas com motoristas e pedestres e reforço na sinalização. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.