Abertas inscrições para oficina do Pontos MIS sobre obra do cineasta brasileiro Leon Hirszman

Atividade on-line acontecerá nos dias 18, 20 e 25 deste mês, das 18h30 às 20h30

O cinema pode ser utilizado como uma poderosa ferramenta para estimular o engajamento político e a reflexão crítica em relação a problemas sociais. É com esse objetivo que o programa estadual Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia promovem a oficina on-line “Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência”. As inscrições podem ser feitas por meio deste LINK. A oficina será nos dias 18, 20 e 25 deste mês, das 18h30 às 20h30.

A oficina abordará o trabalho do cineasta Leon Hirszman (1937-1987) (foto), um dos principais realizadores do movimento Cinema Novo. O diretor se engajou na resistência contra a ditadura militar, ao longo dos anos de 1960 a 1980. Em seus filmes, buscou um diálogo amplo com o público, valorizou a cultura popular e propôs uma visão crítica contra o autoritarismo. A oficina analisará alguns de seus filmes, como “Pedreira de São Diogo”, “São Bernardo”, inspirado no romance de mesmo título de Graciliano Ramos, “Partido alto”, “Eles não usam black tie” e “ABC da greve”. A oficina será ministrada pelo professor Reinaldo Cardenuto, autor do livro “Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência”.