Serviço de abordagem social, prestado pela Prefeitura de Hortolândia, ganha reforço

Horário de atendimento é ampliado para às 22h e será realizado diariamente, inclusive aos finais de semana

O serviço de abordagem social, prestado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, ganha um reforço, a partir de agora, com a contratação de uma OSC (Organização da Sociedade Civil) habilitada junto à Administração Municipal, o Instituto Esperançar. Após capacitação técnica, realizada nesta quarta-feira (06/07), a capacidade de atendimento à comunidade foi ampliada. Antes era feita de segunda a sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 17h, e agora passa a ser diariamente, inclusive aos finais de semana, das 8h às 22h.

Segundo o Departamento de Assistência Social da Secretaria, a partir desta quarta-feira (06/07),caberá à entidade contratada e treinada prestar dois relevantes serviços na área de assistência social, vinculados ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social): a abordagem social e a busca ativa. Por meio deles é possível identificar, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, tais como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras. A ação permite ainda garantir atenção às necessidades mais imediatas das famílias e dos indivíduos atendidos, procurando promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos.

Cerca de 15 pessoas, entre servidores do CREAS e membros da OSC, participaram do treinamento com vistas à implantação do serviço. A capacitação foi realizada na sede do Esperançar, no Remanso Campineiro.

“Os objetivos da abordagem social são identificar famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, procedência, projetos de vida e relações estabelecidas com as instituições; construir o processo de saídas das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais; promover ações para a reinserção familiar e comunitária; promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias”, explica o diretor de Assistência Social, Jesus José Ribeiro da Costa.

“Entendo a abordagem social como uma política que é o primeiro passo para mudar as realidades das pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Nosso objetivo é atender as demandas dessa população e traçar estratégias para melhorar a qualidade do serviço ofertado, no que diz respeito à garantia e proteção dos direitos das pessoas que estão em situação de rua e potencializar tudo aquilo que já vem dando certo”, afirma a secretária-adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Morais Diniz.