Rapper RAPadura Xique-Chico é atração do sarau Parada Poética, na segunda-feira (06/06)

Evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia será, às 19h, no Centro de Memória

Quer saber como é a mistura de ritmos nordestinos como embolada, coco e maracatu com o rap? É só conferir as rimas e o flow do rapper RAPadura Xique-Chico (foto). Ele é o convidado especial do sarau Parada Poética que a Prefeitura de Hortolândia promove na próxima segunda-feira (06/06). O evento será às 19h no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.

Nascido no Ceará, o artista se mudou na adolescência para Brasília (DF), onde começou a se destacar na cena de hip hop ao participar de um disco do rapper Gog. Após ter lançado duas mixtapes (discos no formato de fita cassete), o rapper se consagrou com o álbum “Universo do canto falado”, com o qual foi indicado ao prêmio Grammy Latino, em 2020. No ano passado, RAPadura, junto com o comediante Whindersson Nunes e o grupo de percussão corporal Barbatuques, participou da música “Baião”, lançada pelo DJ Alok.

Além de conferir a participação de RAPadura, o público poderá soltar a voz no sarau para declamar poesias ou textos literários de autoria própria ou de escritores conhecidos. Para participar, é só comparecer no dia do sarau. A curadoria é do músico, escritor e mestre de cerimônia Renan Inquérito, criador do sarau. O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny, que comandará os toca-discos. O sarau tem classificação indicativa para pessoas com idade a partir de 16 anos.

Entre uma declamação e outra, o público poderá ainda conhecer o Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. Com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, a unidade guarda parte importante da história do município.

Atualmente, o centro está com a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres da cidade. O centro também está equipado com uma câmara de monitoramento de trens que passam na linha férrea, inaugurada no evento "Café Com Viola", no último domingo (29/05).

Parada Poética

O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então já se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo.

A primeira edição do sarau Parada Poética aconteceu em março deste ano. Desde então, o evento já contou com as participações de Fernando Anitelli, líder do grupo Teatro Mágico, os rappers Gog e Fabio Brazza, a cantora Ellen Oléria e o poeta Sergio Vaz. O evento é realizado pela Prefeitura sempre na primeira segunda-feira de cada mês. O público pode conferir como é o clima do sarau no canal do YouTube do próprio evento.

Crédito da da foto: Paola Vianna