Para evitar descarte irregular de esgoto, Prefeitura e Sabesp realizam ações em diversos bairros de Hortolândia

Trabalho tem o objetivo de evitar danos ao meio ambiente

Diversas ações para evitar o descarte irregular do esgoto são realizadas pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Nesta quarta-feira (01/06), as equipes vistoriaram residências localizadas no Jardim Santa Clara do Lago, próximas ao OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola). Evitar o crime ambiental é importante para manter limpa a lagoa do parque, evitando que, por meio de ligações clandestinas, dejetos domésticos acabem poluindo o espelho d'água e contribuindo com o surgimento de plantas aguapés.

Vistorias para implantação de vielas sanitárias em casas também foram realizadas na Vila Real, onde, houve uma notificação por descarte irregular foi distribuída. Já a desobstrução da rede de águas pluviais acontece em sistemas localizados no Jardim Santa Fé. A ação evita entupimentos que, com o rompimento da rede, possam causar erosão e buracos no solo. O mesmo trabalho foi concluído nos jardins São Jorge e Conceição, além do loteamento Recanto do Sol. Manutenções de rotina nas redes de esgoto foram finalizadas nos jardins Rosolém e Terras de Santo Antônio.

Cuidar do saneamento básico é cuidar da saúde

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, por semana, as equipes fiscalizadoras encontram de 15 a 20 ligações irregulares em diferentes regiões de Hortolândia, por isso a importância do serviço de fiscalização. Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. O descarte irregular de esgoto está sujeito a multa. "Contribuir com o meio ambiente é essencial. O descarte irregular de dejetos domésticos  vai parar em rios, lagos, lagoas e mananciais, causando a poluição, mau cheiro, surgimento de plantas aguapés na superfície da água e outras diversas complicações", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.