Hortolândia realiza drive-thru para recolher lixo eletrônico

Ação será no dia 4 de junho na ETEC Hortolândia; cada pessoa receberá em troca adubo orgânico e muda de árvore de açaí

Quer fazer uma ação ambientalmente correta em benefício de Hortolândia? Então, já anote aí na sua agenda! A Prefeitura realizará um drive-thru para recolher lixo eletrônico. A ação será no dia 4 de junho, das 8h às 12h, na ETEC (Escola Técnica de São Paulo) de Hortolândia – Centro Paula Souza, localizada na rua Capitão Lorival Mey, 750, Remanso Campineiro. A ação integra a programação comemorativa dos 31 anos de emancipação política de Hortolândia. O drive-thru contará ainda com a participação de alunos da escola e da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Elus Ambiental.

Poderão ser descartados aparelhos eletroeletrônicos, tais como computador, televisão, monitor, micro-ondas, liquidificador, rádio, secador de cabelo, celular, cabos, pilhas, baterias, dentre outros. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o material recolhido no drive-thru será destinado para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com a coleta, a triagem e a venda de recicláveis gera renda para as 23 pessoas de baixa renda que trabalham na cooperativa.

Quem fizer o descarte do lixo eletrônico poderá levar em troca um saco de um quilo de adubo orgânico, produzido pelo Viveiro Municipal da Prefeitura, e uma muda de árvore da espécie açaí. “A ideia é implantar a cultura da destinação correta dos resíduos. E, ao mesmo tempo, incentivar as pessoas a cultivarem plantas em suas residências”, explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

A Prefeitura também fará no drive-thru o Cadastro de Arborização Urbana. A ação é para cadastrar moradores que queiram ter uma árvore em sua calçada. Por meio dessa iniciativa, as pessoas poderão escolher espécies de árvore adequadas para o plantio, levando-se em conta as características do local, se há fiação elétrica, entre outros fatores.

A secretária Eliane Nascimento Oliveira reforça que o drive-thru é para conscientizar a população sobre a importância de fazer o descarte correto do lixo eletrônico. “A ação está em consonância com a política socioambiental desenvolvida pela administração do prefeito José Nazareno Zezé Gomes. É uma ação de Educação Ambiental que colabora para a construção da cidade inteligente e sustentável, que está em andamento em todas as regiões e setores da Prefeitura”, destaca Eliane.

SERVIÇO:

Drive-thru de lixo eletrônico