Hortolândia recolhe mais de 600 itens eletroeletrônicos em drive-thru

Ação deste sábado (15/10) foi realizada pela Prefeitura em parceria com Consimares e empresa Brasil Reverso

A população colaborou com o meio ambiente no drive-thru de lixo eletrônico, realizado na Praça A Poderosa, no sábado (15/10). Durante a ação foram descartados 639 itens, sendo 361 aparelhos eletroeletrônicos e 278 pilhas. O drive-thru foi promovido pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares) e a empresa Brasil Reverso. A ação também foi promovida nos demais municípios que integram o consórcio.

De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, dentre os itens mais descartados estão celulares, carregadores e cabos USB. Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cada quilo de resíduo recolhido foi revertido para a Cooperativa Àguia de Ouro, parceira da Prefeitura.

Além de fazer o descarte correto de eletroeletrônicos, os moradores puderam levar um saco de um quilo de compostagem, produzida pelo Viveiro Municipal Antonio da Costa Santos. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foram distribuídos 250 sacos de compostagem. O composto orgânico é feito com restos de galhos, folhas e pedaços de madeira recolhidos nos trabalhos de poda e corte de árvores executados na cidade pela Prefeitura. A compostagem pode ser utilizada no plantio de mudas de árvores ou espécies vegetais.

O secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues destaca que o drive-thru é uma importantes ação para implementar a educação ambiental entre os moradores. “A destinação correta de resíduos é um dos desafios ambientais que as cidades enfrentam. Com isso, a realização de eventos, como o drive-thru, é também uma ação de educação ambiental que tem como pano de fundo a prática da logística reversa, essencial para a economia circular prevista em lei. Nela, cada segmento da cadeia de produção ocupa seu papel, cabendo ao consumidor fazer a parte dele. Ao trocarmos adubo por equipamentos eletroeletrônicos, damos um pequeno passo em direção à destinação correta, mas é um salto enorme para a sensibilização da comunidade”, salienta Rodrigues.