Hortolândia prossegue com busca ativa para eliminar criadouros de Aedes aegypti

Nesta semana, ação é realizada no Jd. Rosolém e no Jd. Santa Izabel

Hortolândia terá frio e ventos intensos nesta semana, de acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil do Estado. Apesar da previsão de temperaturas baixas, é importante que a população se mantenha atenta e continue com os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

A UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, salienta que durante o período diurno ainda tem sido registrados calor e tempo seco. Esses fatores são favoráveis para a circulação e a reprodução do mosquito. Por isso, o órgão orienta a população para manter as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

A Prefeitura também se mantém vigilante e prossegue com a ação de busca ativa em diferentes regiões do município. Nesta semana, a UVZ realiza busca ativa nas regiões do Jardim Rosolém e Jardim Santa Izabel. A ação é feita em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra 1.471 notificações de Dengue, das quais 408 positivas. Já de Chikungunya, o município tem 4 casos notificados, sendo um positivo, 3 negativos. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito das três doenças.

População deve deixar agentes entrarem

A busca ativa consiste em visitas dos agentes da UVZ às casas para fazer a busca e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. A ação é importante para evitar o ciclo de reprodução do mosquito. O órgão reforça ainda que os agentes estão identificados com crachá e uniforme.

A Prefeitura orienta a população para ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a busca ativa. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas as ações, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Medidas preventivas são importantes para combater a Dengue

Dentre as medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, a Prefeitura de Hortolândia reforça para os moradores fazerem regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas de suas casas.

Nesses locais é importante ainda verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos que possam acumular água parada. É em água parada que a fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos que darão origem a mais mosquitos. Também é importante manter tampados tonéis, barris e caixas d’água.

Outras medidas importantes são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada.

Em caso de chuva, pessoas que morem em casas com laje exposta sem teto também devem verificar se, após a chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.

A população pode ainda fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti por meio do descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura localizados em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 13 PEVs.