“Hortolendo nas Escolas 2022” é neste domingo (15/05)

Festa literária, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, terá diversas atrações literárias e culturais gratuitas

Estudantes da rede municipal de ensino de Hortolândia estão em contagem regressiva para participar da 12ª Edição do Hortolendo, política pública municipal de incentivo à leitura. Neste ano, a tradicional festa literária é voltada aos estudantes municipais e seus familiares e acontece nas escolas municipais, disponibilizando na programação variadas atrações literárias e culturais gratuitas, tais como oficinas, teatro, coral, contação de histórias e atividades de leitura. O evento será neste domingo (15/05), das 10h às 14h.

O “Hortolendo nas Escolas” deste ano tem como tema “A leitura e seus afetos: a escola como espaço de encantamentos”. Todas as ações vêm sendo cuidadosamente planejadas pelas equipes pedagógicas de cada unidade escolar. O evento integra a programação oficial de celebração pelos 31 anos de emancipação política da cidade. O calendário de aniversário tem uma novidade: a realização de mais um evento literário, aberto ao público em geral e com distribuição de livros: o Literalendo, que acontecerá no dia 29 de maio, a partir das 12h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Ampliar a prática e o hábito da leitura a fim de potencializar o repertório linguístico, textual e o conhecimento do mundo dos estudantes da rede municipal; possibilitar e despertar o exercício da fantasia, imaginação, encantamento e beleza, através da leitura, estão entre os objetivos dos dois eventos.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pelo “Hortolendo nas escolas”, o ajuste no formato – de ação aberta, feita em parques públicos, para um modelo mais intimista, dentro de cada escola – visa valorizar a territorialidade escolar, descentralizando todas as ações. Com isso, busca-se promover a participação efetiva da comunidade local, assim como das crianças, jovens e adultos estudantes nas atividades propostas, dada a facilidade do itinerário do público ao local de cada evento.

SERVIÇO:

Hortolendo nas Escolas 2022

Data: domingo, 15/05

Hora: Das 10h às 14h

Local: escolas da rede municipal de ensino