Implantação da rede de fibra ótica de Hortolândia alcança os 85% de execução

Agora são 90 quilômetros instalados, interligando órgãos públicos, como escolas e unidades de saúde

Em Hortolândia, o serviço de ampliação da rede de fibra ótica realizado pela Prefeitura avança e está 85% concluído. Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, agora já há 90 km de cabos de fibras instalados. A tecnologia possibilita levar internet rápida e de qualidade a 95 espaços públicos, entre unidades administrativas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e escolas municipais.

Por meio desta ação, a Administração Municipal busca agilizar a prestação de serviços à população, com economia aos cofres públicos. De acordo com a pasta, o processo de implantação está na reta final e, em breve, chegará a todas os edifícios públicos. Ainda falta instalar aproximadamente 30 km de fibra, o equivalente a 15% do total a ser implantado. Esta última etapa está em processo de licitação.

“Os 30 km que faltam vão interligar os prédios públicos faltantes. A estrutura em implantação será em uma modalidade capaz de estabelecer a comunicação mesmo que haja rompimento de cabos, por meio de um sistema em anel”, explica Hemerson Laranjeira, profissional responsável pela Infraestrutura de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

Com a ampliação da rede de fibra ótica, será possível interligar todo o sistema eletrônico responsável pelo controle da Administração Pública, tais como serviços de internet, telefonia e ramais, permitindo que o sistema funcione com maior velocidade, sem interrupções.

A automatização do serviço permitirá maior facilidade para o desenvolvimento do trabalho dos servidores públicos, e também, mais agilidade na prestação de serviços à população, uma vez que os dados públicos são armazenados não mais em papel, mas de maneira digital (em bancos de dados virtuais) e segura.

Para o Secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior, a conclusão deste projeto coloca a cidade de Hortolândia um passo mais próxima de uma Cidade Inteligente. "Estamos na era da tecnologia, em busca de serviços públicos cada vez mais eficientes, que atendam a população com padrões de qualidade, velocidade e segurança cada vez melhores. Ao investir na infraestrutura de transmissão de dados entre órgãos municipais, criamos condições para a implantação de novas tecnologias, equipamentos e serviços. Ao final da implantação, será possível até mesmo disponibilizar WiFi nas praças e parques municipais. Este investimento é a base de uma construção de uma cidade inteligente", afirma Prataviera Júnior.