Hortolândia imuniza mais de 15.000 pessoas contra a Influenza

Campanha de vacinação contra a doença continua nas UBSs da cidade

Você já se imunizou contra a Influenza? A Prefeitura de Hortolândia reforça que a campanha de vacinação contra a doença prossegue nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), inclusive naquelas onde é feita a imunização contra a COVID-19. A campanha é realizada das 8h às 15h30. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o município já imunizou 15.748 pessoas (confira abaixo a cobertura vacinal). A campanha está na 2ª etapa, cujos públicos-alvos são crianças de seis meses a menos de 5 anos, gestantes e puérperas. Também podem ser vacinados os públicos da 1ª etapa, que são os idosos com idade a partir de 60 anos e os profissionais das redes pública e particular de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a 3ª etapa está programada para começar no dia 9 de maio, quando serão vacinados professores das redes pública e particular de Educação e pessoas com deficiência e comorbidades.

A 4ª etapa deverá começar em 16 de maio. Nessa etapa, serão vacinados caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, de salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A meta da campanha é vacinar 90% das pessoas dos públicos-alvos. A campanha está prevista para ser realizada até 3 de junho. O órgão orienta que a população deve tomar a vacina contra a Influenza uma vez por ano.

Cobertura Vacinal contra a Influenza

GRUPO

DOSES APLICADAS

Idosos

12.118

Profissionais de saúde

2.203

Crianças

1.303

Gestantes

Puérperas

15.748

*Obs.: A cobertura vacinal é calculada com base nos dados de 2021 das populações estimadas dos públicos-alvos

SARAMPO

A Prefeitura de Hortolândia reforça ainda para as famílias que também continua a campanha de vacinação contra o Sarampo. A imunização também é feita nas UBSs, incluindo as que fazem vacinação contra a COVID-19, das 8h às 15h30. A campanha é para crianças de seis meses a menos de cinco anos e profissionais das redes pública e particular de saúde. A meta é imunizar 95% dos dois públicos-alvos. Até o momento, o município imunizou 2.517 crianças (confira abaixo a cobertura vacinal). De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha será realizada até o dia 3 de junho.

A Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, ressalta que as crianças receberão uma dose adicional da vacina na campanha. “Por isso, orientamos para que as famílias verifiquem a carteirinha de vacinação de suas crianças. Caso elas tenham recebido a última dose da vacina contra o Sarampo há 30 dias ou mais, elas poderão ser vacinadas na campanha”, salienta a coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes.

A coordenadora explica que os trabalhadores da saúde que não tiverem comprovação da vacinação contra o Sarampo deverão receber 2 doses durante a campanha, com intervalo de 30 dias entre a 1ª e 2ª dose. “Ou seja, todos os profissionais de saúde deverão ter recebido duas doses contra o Sarampo na vida”, reforça Ana Paula.

Cobertura Vacinal contra o Sarampo

6 meses a 1 ano