Estudantes de escolas municipais de Hortolândia terão aulas de Robótica

Profissionais da educação passam por formação específica para levar novos conhecimentos tecnológicos aos estudantes de unidades da Prefeitura

Hortolândia oferecerá, em breve, aulas de Robótica a estudantes de escolas municipais. O projeto da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, beneficiará, inicialmente, 3.164 alunos do Ensino Fundamental, em turmas do 1º ao 5º ano de oito escolas que oferecem o programa de ensino integral. O projeto, coordenado pela Diretoria de Ciência e Tecnologia, ainda está na etapa inicial, o de formação dos profissionais da educação.

As formações, voltadas a gestores e supervisores educacionais, começaram no último dia seis deste mês, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, e se estendem até setembro. Caberá aos professores da rede, após formação, ministrar as aulas de robótica nas escolas participantes. Serão usados kits da empresa Alpha Mecatrônica, composto por peças e placas de alumínio recicláveis, rodas de plástico com pneus emborrachados, motores, baterias e sensores de luz, temperatura, ruído, cor e distância, dentre outros itens. O projeto, de iniciativa da própria Prefeitura, busca promover nos estudantes habilidades como criatividade, experimentação, trabalho em equipe, dentre outros.

“O projeto Robótica tem como ideia central utilizar a mecatrônica como ferramenta de ensino e como recurso para dar praticidade à aprendizagem dos conteúdos curriculares. A ideia é estimular a criatividade, a experimentação, a criticidade, a análise sistêmica e a inclusão de tecnologia digital com vistas à inovação dos métodos de ensino, buscando a atenção de alunos que não simpatizam com as ciências exatas, mas que se sentem atraídos por projetos e debates de situações do cotidiano. Integramos assim a mecatrônica no desenvolvimento das atividades como parte integrante do projeto a ser desenvolvido, criando um ambiente de motivação que une aprendizado e prática”, afirma a diretora de Ciência e Tecnologia, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

As escolas que, no lançamento do projeto, receberão as aulas de robótica são: as Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, e Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos; e as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) D. Ana José Bodini Januário, no Jd. Amanda; Armelinda Espúrio da Silva, no Jd. Nossa Senhora de Fátima; Dayla Cristina Souza de Amorim, no Jd. Santiago; Profa. Patrícia Maria Capelato Basso, no Residencial São Sebastião; Viva Mais, no Jd. Santa Clara do Lago; e Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho. O plano da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é expandir esse projeto para todas as escolas de Ensino Fundamental da rede.

O que é Robótica?

Segundo o Museu Espaço Ciência, órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco,“Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação direcionada às pessoas (Seres Vivos)”.

Já para o NIED (Núcleo de Informática Aplicada), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), “situações específicas de aprendizagem podem ser criadas a partir de uso de dispositivos robóticos integrados a outros recursos digitais. Nestes espaços a Robótica Pedagógica tem sido empregada como ferramenta auxiliar para se enriquecer e diversificar a forma como se ensina conceitos científicos tanto no contexto de sala de aula para aprendizado interdisciplinar de conteúdos curriculares quanto em uma fábrica no aprendizado, por exemplo, de princípios de automação”.