Hortolândia inicia campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo na segunda-feira (04/04)

As campanhas acontecerão em todas as UBS de Hortolândia, inclusive naquelas onde é feita a vacinação contra a COVID-19

A Prefeitura de Hortolândia inicia, na segunda-feira (04/04), as campanhas de vacinação contra a Influenza e o Sarampo. As campanhas acontecerão em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, inclusive naquelas onde é feita a imunização contra a COVID-19. A vacinação das duas campanhas será das 8h às 16h.

A Secretaria de Saúde orienta a população para que leve a carteira de vacinação para conferência do documento, em caso da pessoa estar com alguma outra vacina faltante.

INFLUENZA

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Gripe, que começará na segunda-feira, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de saúde. Os idosos deverão apresentar CPF (Cadastro de Pessoa Física). Já os profissionais de saúde terão que apresentar algum documento que comprove sua atuação na área.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, a 2ª etapa está prevista para começar no dia 2 de maio. Nessa etapa, serão vacinadas crianças de seis meses a 5 anos, gestantes e puérperas.

A 3ª etapa está programada para começar no dia 9 de maio, quando serão imunizados professores das redes pública e particular de Educação e pessoas com deficiência e comorbidades.

A 4ª etapa da campanha deverá começar no dia 16 de maio. Nessa etapa, serão vacinados caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, de salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a meta é vacinar 90% das pessoas dos públicos-alvos. O órgão ainda não definiu a data para a realização do “Dia D”. A campanha está prevista para ser realizada até o dia 3 de junho. O órgão orienta que a população deve tomar a vacina contra a Influenza uma vez por ano.

SARAMPO

A Prefeitura de Hortolândia também inicia na segunda-feira (04/04) a campanha de imunização contra o Sarampo para crianças de seis meses a 5 anos e profissionais das redes pública e particular de Saúde. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 95% das pessoas dos públicos-alvos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a campanha será até 3 de junho.

A Vigilância Epidemiológica ressalta que as crianças receberão uma dose adicional da vacina na campanha. “Por isso, orientamos para que as famílias verifiquem a carteirinha de vacinação de suas crianças. Caso elas tenham recebido a última dose da vacina contra o Sarampo há 30 dias ou mais, elas poderão ser vacinadas na campanha”, salienta a coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes.

A coordenadora explica que os trabalhadores da saúde que não tiverem comprovação da vacinação contra o Sarampo deverão receber 2 doses durante a campanha, com intervalo de 30 dias entre a 1ª e 2ª dose. “Ou seja, todos os profissionais de saúde deverão ter recebido duas doses contra o Sarampo na vida”, reforça Ana Paula.