Licitação para obra do novo Paço Municipal de Hortolândia será aberta em abril

Nova sede da Prefeitura será construída em terreno próprio localizado no Jardim Novo Ângulo, com recursos captados junto à Caixa Econômica Federal

Uma placa oficial, afixada no cruzamento do Corredor Metropolitano com a Avenida Panaíno, no Jardim Novo Ângulo, anuncia a novidade. Em breve, a Prefeitura de Hortolândia ganhará um novo Paço Municipal, que será construído próximo à Ponte da Esperança, em terreno próprio de 60 mil metros quadrados. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o prédio terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída e, no espaço remanescente, haverá jardins e estacionamento.

O anúncio da construção do novo Paço foi feito, em janeiro deste ano, pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, em entrevista coletiva, quando falou sobre programas e projetos para 2022. A Administração Municipal investirá R$ 55 milhões para realizar a obra, cuja licitação será aberta em abril. Os recursos foram captados junto à Caixa Econômica Federal, via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o prédio será construído com estruturas pré-fabricadas, o que garantirá maior confiabilidade no cumprimento do cronograma da obra. “Com essa estratégia pretendemos reduzir e eliminar custos indiretos, desperdício de material e ociosidade de pessoal. Em resumo, a obra fica mais rápida e sem surpresas no orçamento final”, esclarece Carlos Roberto Pratavieira Júnior, secretário da Pasta.

O projeto da obra prevê ainda que o prédio tenha cisternas para armazenamento de águas da chuva, que serão utilizadas tanto na manutenção dos jardins quando na limpeza do próprio Paço. Além disso, contará também com uma usina própria de energia solar (fotovoltaica), com placas de captação instaladas como uma cobertura para o estacionamento. De acordo com Pratavieira, a ideia é que a usina produza energia suficiente para abastecer todo o edifício e o excedente produzido seja transmitido à rede elétrica da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para compensações futuras. Isso permitirá a redução da conta de energia do Paço, otimizando recursos naturais abundantes na cidade durante o ano inteiro. A construção da usina será feita com recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), afirma o secretário.

A nova sede abrigará todas as secretarias e órgãos municipais de atendimento ao público que atualmente ocupam imóveis alugados. Um dos objetivos da ação é reduzir custos fixos da Prefeitura com a infraestrutura necessária ao seu funcionamento.

Novo Ângulo

A obra do novo Paço representará mais uma benfeitoria que chega ao Novo Ângulo. A região passa por intensa mudança desde a inauguração da Ponte da Esperança, em 2019. A abertura do Corredor Metropolitano reduziu o tempo de deslocamento do bairro ao centro e vice-versa. Com o complexo viário aberto próximo ao complexo prisional, que permite novo acesso à SP-101, houve aumento da circulação de veículos que transitam por lá. “A instalação do novo Paço Municipal leva consigo aproximadamente 2.000 servidores municipais. Estes servidores geram uma grande demanda para o ramo de prestação de serviços e para o comércio varejista em geral do Novo Ângulo. Com a centralização do serviço público no novo Paço, a Prefeitura desloca um dos maiores empregadores da cidade (ela mesma) para uma região antes desconectada do centro. O impacto será sentido positivamente por muitos anos”, complementa Pratavieira Júnior.