Concluída entrega de uniformes de verão a estudantes municipais de Hortolândia

Prefeitura também conduziu processo de trocas de kits, solicitadas por pais e responsáveis, para adequação de tamanhos das peças

A maratona de entrega de kits de máscaras de proteção individual e uniformes escolares de verão, iniciada em cinco de março pela Prefeitura de Hortolândia, chegou ao fim, em todas as 59 escolas municipais. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pela ação junto à comunidade escolar, acontece, desde o último dia 11 deste mês, o período de trocas e ajustes de uniformes, conduzida em cada unidade escolar pelas equipes gestoras e monitorada pela Secretaria.

Ao todo, foram entregues 26.420 kits de uniformes de verão e 96.800 máscaras. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, até o momento, 27 escolas já solicitaram uniformes a mais para atender novos alunos matriculados na rede municipal, bem como a troca de peças por outras de tamanho mais adequado. Os kits começaram a chegar às escolas no dia 21 de fevereiro, após a confecção dos itens pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Em caso de troca, a orientação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, é que o responsável entre em contato com a gestão da escola e informe que deseja a troca. Após isso, a Secretaria de Inclusão Social faz a separação dos tamanhos para a unidade escolar e realiza as trocas.

“Já tínhamos ideia do tamanho do uniforme das crianças. No processo de troca não teve aglomeração, foi super tranquilo. Os pais gostam bastante do uniforme, eles ficam bem felizes”, explica a diretora Kelli Patrícia Almeida Assis, da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Amélia Humberto de Amorim Lopes.

“Os uniformes são excelentes, de boa qualidade, nos ajuda muito. A qualidade é ótima, material bom, secagem rápida. Não tive problema, veio no tamanho correto”, avalia a Chefe de Gabinete Parlamentar na Câmara de Hortolândia, Rosemary Ap. do Nascimento Souza, mãe de Davi Nascimento de Souza, estudante do Jardim II.

Sobre a confecção dos uniformes e das máscaras

Cada aluno recebeu quatro máscaras de tecido, duas camisetas e uma bermuda. A medida beneficia diretamente os estudantes matriculados em 59 unidades municipais, da Educação Infantil e à EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Máscaras e uniformes de verão foram confeccionados por meio de projeto social desenvolvido pela Administração Municipal. Os itens foram fabricados por 50 bolsistas do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo.

A produção das peças aconteceu durante uma das etapas da formação “Costura Industrial”, oferecida gratuitamente aos bolsistas do Acerte no CQPP II – Costura e Moda (Centro de Qualificação Pessoal e Profissional), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social localizado no Jd. Terras de Santo Antonio. Além de aprimorar os conhecimentos na área de costura e modelagem ou aprender uma nova profissão, cada aprendiz recebeu bolsa de R$ 710,00, vale-transporte e cesta básica de R$171,50, durante o tempo de formação.