Jd. Campos Verdes e Jd. Nossa Senhora de Fátima recebem ação casa a casa de educação ambiental

Agentes da Prefeitura visitaram mais de 800 imovéis nas duas regiões

De nada adianta reclamar que a cidade está suja se você não faz sua parte. Uma ação que ajuda muito é cada pessoa fazer o descarte correto de resíduos. Para isso, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza em diferentes regiões do município os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Para orientar os moradores sobre a importância de usar os PEVs, a Prefeitura realiza constantemente a ação casa a casa de educação ambiental com a população. Nesta semana, a ação acontece nos bairros Jardim Campos Verdes e Jardim Nossa Senhora de Fátima.

A equipe do Núcleo de Educação Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, percorre os bairros para conversar com os moradores e conscientizá-los sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs mais próximos da região. Na ação, os agentes ainda distribuem material informativo para os moradores. De acordo com o núcleo, foram visitados mais de 800 imóveis nas duas regiões.

O trabalho de educação e conscientização integra a política ambiental desenvolvida pela Prefeitura. Por meio da ação, o poder público municipal estimula a participação dos moradores para tornar a cidade cada vez mais limpa e sustentável. Manter a limpeza na cidade é uma responsabilidade compartilhada pela população e a Prefeitura. Para que essa tarefa tenha resultado, é necessário que cada lado faça sua parte.

O coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni, destaca que o trabalho da Prefeitura tem dado resultado. “Nas duas regiões visitadas, percebemos que boa parte da população já conhece os PEVs. Isso é uma grande conquista e mostra que a ação tem surtido efeito. Além disso, reforçamos a questão da responsabilidade dos moradores. A Prefeitura tem trabalhado para deixar a cidade cada vez mais bonita e saudável. Mas, para que a cidade fique ainda melhor, é necessário que a população nos ajude e faça sua parte”, salienta Zanoni.

A Prefeitura salienta ainda para a população que é importante fazer o descarte correto de resíduos, principalmente nesta época do ano, caracterizada pelo aumento de chuvas fortes. Além de causar o entupimento de bueiros, em dias de chuva, o descarte irregular de resíduos em ruas e áreas públicas da cidade pode causar vários outros problemas, como atrair animais peçonhentos (cobras, escorpiões, ratos, entre outros) que transmitem doenças, e a contaminação de áreas verdes naturais existentes na cidade, como lagoas e ribeirões.

PEVS

Atualmente, Hortolândia tem 13 PEVs. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável salienta que os PEVs são equipados com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material, que são os seguintes: material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis. Nos PEVs, a população também pode descartar eletroeletrônicos e vidro. Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a diretora orienta os moradores a contratarem caçamba.

MULTA

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs.

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.