Hortolândia vacina crianças de 5 a 11 anos contra a COVID-19, neste sábado (05/03)

Também neste sábado Prefeitura fará vacinação de adolescentes a partir de 12 anos, jovens e adultos

Se você ainda não levou suas crianças para serem vacinadas contra a COVID-19, fique ligado! A Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação, sem agendamento, para crianças de 5 a 11 anos, neste sábado (05/03). A vacinação será das 8h às 15h30 na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini, localizada na avenida São Francisco de Assis, 46, Vila Real. Serão disponibilizadas 600 doses. De acordo com a Secretaria de Saúde, 14.880 crianças (72% da população infantil do município) já estão imunizadas com a 1ª dose.

A Secretaria de Saúde salienta que é importante fazer o cadastro das crianças no site Vacina Já (CLIQUE AQUI), do governo do Estado. O cadastro é para deixar a vacinação mais rápida, e assim evitar filas e aglomeração. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Caso a criança ainda não tenha o documento, a Secretaria de Saúde orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências do Correios da cidade ou no site do Poupatempo (CLIQUE AQUI)

Na vacinação, as crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. É necessário apresentar comprovante de endereço e o CPF da criança. No caso de criança com comorbidade ou deficiência, será necessária a apresentação de laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que atende a criança.

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, deverá ser apresentado o termo de autorização para a criança ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura para ser baixado neste LINK. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade.

A Secretaria de Saúde ainda solicita para que o acompanhante leve a carteira de vacinação da criança para verificar se a carteira está atualizada. Caso a criança esteja em falta com alguma vacina, a equipe da unidade orientará para que a criança aguarde o intervalo de 15 dias após ter sido imunizada contra a COVID-19 para receber as vacinas faltantes. A Secretaria de Saúde reforça para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação.

A Secretaria de Saúde ainda reforça que o intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 28 dias para crianças que receberem a Coronavac, e de 8 semanas para crianças que forem imunizadas com a Pfizer.

ADULTOS

Também neste sábado (05/03), das 8h às 15h30, a Prefeitura de Hortolândia fará a vacinação para adolescentes a partir de 12 anos, jovens e adultos. A vacinação acontecerá na UBS Orestes Ôngaro, localizada na rua Domingos Batista Souza, 605. Serão disponibilizadas 1.000 doses.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 210.365 pessoas (96% da população) já recebeu a 1ª dose. Já a cobertura de 2ª dose é de 186.868 pessoas (85% da população). O número de pessoas já imunizadas com a 3ª dose é de 80.554 (36% da população). A Secretaria de Saúde ainda informa que o número de faltantes da 2ª dose no município é 9.488 pessoas. Já os faltosos de 3ª dose são 72.367 pessoas.

A Secretaria de Saúde salienta que o intervalo da 1ª para a 2ª dose para quem recebeu a Coronavac é de 28 dias. Quem recebeu a AstraZeneca, o intervalo é de 8 semanas. Já para quem foi imunizado com a Pfizer, o intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 21 dias para adultos e de 8 semanas para adolescentes. Para quem recebeu a 1ª dose da Janssen, o intervalo para a dose de reforço é de 2 meses. Já o intervalo da 2ª para 3ª dose para todas as vacinas, com exceção da Janssen, é de 4 meses. Para os imunossuprimidos, o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de 28 dias.

Quem for receber a 1ª dose deve apresentar Carteira de Identidade ou algum documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço.

Já para receber a 2ª ou a 3ª doses, é necessário levar o comprovante de vacinação, Carteira de Identidade ou algum outro documento com foto e CPF. Os adolescentes podem receber a 2ª dose desacompanhados de pai, mãe ou responsável.