Prefeitura fará mutirão de vacina contra Covid-19 para crianças até 11 anos em escolas municipais, neste sábado (12/02)

Neste dia, ação inicialmente voltada a estudantes da rede municipal, será ampliada para beneficiar também alunos da rede particular de ensino

A fim de agilizar a vacinação contra o Coronavírus entre crianças na faixa etária entre cinco e 11 anos de idade, a Prefeitura de Hortolândia promove, neste sábado (12/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h, mutirão de vacina pediátrica em duas escolas municipais: a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, localizada na Av. Adahil Alves Silva, 525, no Jd. Novo Ângulo, e a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jd. Interlagos Richard Chibim Naumann, que fica na Rua Joaquim Marcelino Leite, 26, no Jd. Interlagos.

Desta vez, a ação “Turminha Sabida”, que reúne as secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia, beneficiará, além dos estudantes da rede municipal, alunos da rede privada. Na rede pública, serão atendidos os da própria “escola polo”, bem como os da área de referência. Na Emef Salvador, por exemplo, serão vacinados os estudantes da Emeief Leni Pereira Prata, da Emei Jd. Novo Ângulo e da Emef João Calixto da Silva. Já na Emeb Jd. Interlagos, serão atendidos os alunos das Emeis Jd. Interlagos e Emiliano Sanchez; das Emefs Viva Mais, Helena Futava Takahashi e Villágio Ghiraldelli; e da Emeief Jd. Santa Clara do Lago I.

A Secretaria de Saúde orienta os pais e responsáveis que guardem o dia na agenda e levem suas crianças para vacinar, uma vez que, além de segura, a vacina os protege da Covid-19 e de eventuais sequelas em órgãos vitais, como coração, rins e pulmões, condições que podem surgir após contraírem a doença.

“A vacina é segura, passou por diversos testes e foi aprovada pela autoridade sanitária brasileira, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, ressalta a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde.

Para evitar aglomeração e agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde orienta ainda que pais e responsáveis cadastrem as crianças previamente no portal Vacinajá do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). Para tanto, é preciso informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança.

“Turminha sabida”

Durante a ação “Turminha Sabida”, que vai até o dia 19 deste mês, 23 unidades de ensino funcionarão como “postos itinerantes de vacinação”, a fim de agilizar a imunização de 17 mil crianças, entre cinco e 11 anos de idade, matriculadas na rede municipal de ensino. Outro mutirão, aberto a estudantes da rede privada, acontecerá no próximo sábado (19/02). Tanto ao longo da semana quanto aos sábados, a vacinação nas escolas acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h (veja cronograma abaixo). Além de receber o imunizante, cada estudante também leva para casa um “certificado de coragem”.

Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha nos postos de saúde continua, de segunda a sexta-feira. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a população do município, na faixa etária de cinco a 11 anos, é de 26.427 crianças.

ORIENTAÇÕES

O calendário completo da segunda semana de vacinação nas escolas está publicado abaixo. Cada escola da rede envia mensagem aos pais e responsáveis, informando horário e local de vacinação.

Confira abaixo outras importantes orientações das secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia:

• A vacinação deve ser feita preferencialmente na escola em que o aluno está matriculado ou na unidade polo da região.

• Se o estudante perder o período de vacinação deve agendar, no site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br), data de vacina em UBS (Unidade Básica de Saúde) disponível.

• Para se vacinar, o aluno precisará estar acompanhado do pai, da mãe ou de um responsável; levar CPF ou cartão Cidadão (SUS). O pai, a mãe ou o responsável pela criança deverá apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto. Caso a criança compareça acompanhada de adulto que não seja pai, mãe ou responsável, este deverá trazer termo de autorização, assinado por pai, mãe ou responsável, para que a criança seja vacinada. O termo está disponível no site da Prefeitura por meio deste LINK ou, em versão impressa, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

• No dia de tomar a vacina, o acompanhante deve levar a carteira de vacinação da criança para verificar se ela está atualizada. Caso tenha recebido alguma outra vacina há poucos dias, a criança somente será imunizada contra a COVID-19, após 15 dias.

Confira as unidades da rede municipal beneficiadas pela “vacinação nas escolas”:

1a. semana (07 a 12/02)

sexta-feira, 11/02 -

Emef Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim + Emeief Profa. Zenaide Fereira de Lira Seorlin

Emeief Jd. São Pedro (somente pela manhã)

sábado, 12/02 -

Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior + Emeief Leni Pereira Prata + Emei Jd. Novo Ângulo + Emef João Calixto da Silva

Emeb Jd. Interlagos Richard Chibim Naumann + Emei Jd. Interlagos + Emei Emiliano Sanchez + Emef Viva Mais + Emef Helena Futava Takahashi + Emef Villágio Ghiraldelli + Emeief Jd. Santa Clara do Lago I

2a. semana (14 a 19/02)

segunda-feira, 14/02 -

Emef Fernanda Grazielle Resende Covre + Emeief Jd. Adelaide + Emei Miguel Camillo

Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani + Emei Jd. Santa Emília + Emei Olinda Maria de Jesus Souza