Projeto “Achei Um Livro” da Prefeitura espalha obras literárias na região do Jd. Santa Clara do Lago

1ª edição deste ano do projeto será nesta sexta-feira (11/02)

Essa sexta-feira (11/02) poderá ser o seu dia da sorte. Se você estiver na região do Jardim Santa Claro do Lago, poderá encontrar um livro na rua. Pode pegar e levá-lo para ler! É o projeto “Achei Um Livro”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia. A edição dessa sexta-feira será a primeira do ano. Para quem ainda não sabe, o projeto, coordenado pela Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, deixa livros em locais públicos, como bancos e mesas de praças, entre outros.

Os livros estarão em embrulho de presente com identificação da Biblioteca Municipal. Cada embrulho tem um adesivo que informa qual é o tipo do livro. De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, serão deixados 25 livros. Para possibilitar que o maior número de pessoas possível encontre um livro, o coordenador solicita para que cada pessoa pegue apenas um exemplar encontrado.

O objetivo do projeto é aguçar a curiosidade das pessoas para estimular o gosto pela leitura e, a partir daí, formar novos leitores, incentivá-los a conhecer e a fazer o cadastro de usuário na biblioteca municipal.

Quem achar um livro, pode compartilhar nas redes sociais com foto ou vídeo e com as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Ou também pelo WhatApp da biblioteca, Bibliozap, cujo numéro é (19) 98970-7332, ou pelo Instagram. O perfil da Biblioteca Municipal no Instagram é este (CLIQUE AQUI).

REFERÊNCIA NACIONAL

Uma das pessoas sortudas que já achou um livro no projeto é Sâmella Guimarães, de 14 anos. A adolescente encontrou uma obra literária na edição natalina do projeto, realizada no ano passado, na praça A Poderosa, no Jardim Rosolém.

“Foi muito legal! Eu já sabia que ia acontecer o projeto. Aí, fui na praça com minhas irmãs e meus sobrinhos. Fiquei andando na praça e achei um livro chamado ‘Os Adoráveis’, que é infantojuvenil”, relata Sâmella. Leitora cadastrada da biblioteca, Sâmella elogia o projeto. “É algo diferente e divertido. Incentiva as pessoas a ler”, destaca a adolescente.

O projeto “Achei Um Livro” já é referência nacional a ponto de inspirar outros municípios brasileiros a copiar a iniciativa. O coordenador Rafael Antonio da Silva destaca que a biblioteca já foi citada em postagens em redes sociais feitas por uma cidade de Santa Catarina e uma do Paraná que também decidiram fazer projetos semelhantes aos de Hortolândia. “É importante para o município ser referência em projetos de incentivo à leitura de outras cidades. É um indicador importante de avaliação do trabalho da Biblioteca Municipal”, destaca Silva.

O projeto “Achei Um Livro” foi criado em 2018. Desde então, de acordo com o coordenador, o projeto já espalhou em diferentes regiões da cidade cerca de 300 livros. O projeto acontece a cada dois meses. A próxima edição deste ano será realizada em abril.

BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscara dentro das dependências da biblioteca. O espaço ainda oferece álcool em gel para higienização.

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O acervo da biblioteca pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI).