Hortolândia realiza vacinação contra a COVID-19, sem agendamento, neste sábado (05/02)

Serão imunizadas crianças de 5 a 11 anos, adolescentes, jovens e adultos

Está atrasado com seu esquema vacinal contra a COVID-19? Então, seja responsável e complete sua imunização para sua segurança e das pessoas com quem você convive. A Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação, sem agendamento, neste sábado (05/02), das 8h às 15h30.

A vacinação para crianças de 5 a 11 anos será nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Dom Bruno Gamberini e Rosolém. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão disponibilizadas 400 doses em cada unidade. O município já imunizou 3.728 crianças. Segundo a estimativa da Secretaria de Saúde, com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população na faixa etária de 5 a 11 anos do município é de 26.427 crianças.

Já a vacinação de adolescentes, jovens e adultos (1ª, 2ª e 3ª doses) será nas UBSs Adelaide e Orestes Ôngaro. Serão disponibilizadas 800 doses para cada uma das unidades. De acordo com a Secretaria de Saúde, o número de pessoas faltantes com a 2ª dose no município é de 8.800. Já os faltosos da 3ª dose são 61.092 pessoas.

Confira abaixo os endereços das UBSs onde será feita a vacinação neste sábado:

– UBS Dom Bruno Gamberini: avenida Francisco de Assis, 46, Vila Real

– UBS Rosolém: rua Osmar Antonio Meira, 300

– UBS Adelaide: rua Julio Cesar do Nascimento, 355

– UBS Orestes Ôngaro: rua Domingos Batista Souza, 605

CRIANÇAS

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que as famílias ou os responsáveis façam o cadastro das crianças no site Vacina Já (CLIQUE AQUI) do governo do Estado. O cadastro serve para deixar a vacinação mais rápida, e assim evitar filas e aglomeração. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Caso a criança ainda não tenha o documento, a Secretaria de Saúde orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências dos Correios da cidade. O documento também pode ser feito pela internet no site do Poupatempo (CLIQUE AQUI).

No sábado, as crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. É necessário apresentar o CPF da criança e comprovante de endereço. O pai, mãe ou responsável da criança deverá apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto.

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, deverá ser apresentado o termo de autorização para que a criança seja vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura por meio deste LINK. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade.

No caso das crianças com comorbidade ou deficiência, será necessário apresentar laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que a atende. A lista de comorbidades das crianças é a mesma da dos adultos e pode ser consultada no site da Prefeitura, por meio deste LINK

A Secretaria de Saúde ainda solicita para que o acompanhante leve a carteira de vacinação da criança para verificar se a carteira está atualizada. Caso a criança tenha recebido alguma outra vacina há poucos dias, a criança somente será imunizada contra a COVID-19 após o intervalo de 15 dias.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação.

Caso a criança apresente reação adversa à vacina pediátrica, a Secretaria de Saúde orienta para que ela seja levada aos serviços públicos de urgência e emergência da cidade.

ADULTOS

Quem for receber a 1ª dose tem que apresentar Carteira de Identidade ou algum documento com foto, CPF e comprovante de endereço.

Já para quem for receber a 2ª ou a 3ª doses, é necessário levar o comprovante de vacinação, Carteira de Identidade ou algum outro documento com foto e CPF. Os adolescentes podem receber a 2ª dose desacompanhados de pai, mãe ou responsável.

Para as pessoas que forem receber a 2ª ou 3ª doses, a Secretaria de Saúde salienta que o intervalo da 1ª para a 2ª dose para quem recebeu a Coronavac é de 28 dias. Quem recebeu a AstraZeneca, o intervalo é de 8 semanas. Já para quem foi imunizado com a Pfizer, o intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 21 dias para adultos e de 8 semanas para adolescentes. Para quem recebeu a 1ª dose da Janssen, o intervalo para a dose de reforço é de 2 meses. Já o intervalo da 2ª para 3ª dose para todas as vacinas, com exceção da Janssen, é de 4 meses. Para quem é imunossuprimido, o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de 28 dias.