Hortolândia registra índice de 6,9 que mede infestação de Aedes aegypti

Durante as visitas para a medição do índice, agentes da Prefeitura encontraram grande quantidade de criadouros nos imóveis visitados

Hortolândia registra ADL (Análise de Densidade Larvária) de 6,9. O índice contabiliza a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti encontradas por imóvel visitado na cidade. A Prefeitura reforça que a população precisa redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito em suas casas. O Aedes aegypti é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. A ADL é uma ação importante de combate ao Aedes aegypti. A partir do índice medido, a Prefeitura define estratégias de prevenção e enfrentamento ao mosquito.

A análise é feita pela UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde. O trabalho consiste em visitas aleatórias em casas de todas as regiões do município. É feito o sorteio dos quarteirões a serem visitados. De acordo com o órgão, foram visitados 3.000 imóveis.

Os agentes entram nas casas para investigar locais onde há larvas do mosquito. Elas são recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar o Índice de Breteau, que mede a quantidade de larvas encontradas. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo, de 1 a 4, médio, e acima de 4, alto. A ADL é realizada três vezes ao ano: em janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado na cidade em janeiro do ano passado foi de 3,9.

O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, explica que no verão a expectativa é que o índice seja alto, uma vez que é uma época do ano cujas características climáticas favorecem a reprodução do Aedes aegypti. Neste início do ano, o índice foi alto em razão de janeiro ter sido muito chuvoso e quente na cidade.

CRIADOUROS

Outro fator que, de acordo com o veterinário, contribuiu para o índice ser alto foi a grande quantidade de criadouros que os agentes encontraram nos imóveis visitados. Dentre os principais criadouros constatados estão pratinhos colocados embaixo de vasos de planta e bebedouros para animais. “Orientamos para que os moradores façam a retirada da água acumulada nos pratinhos. Já no caso dos bebedouros para animais, é importante trocar a água diariamente”, salienta Cardoso.

O veterinário salienta ainda que em muitas casas visitadas também foram encontrados recipientes com água que as pessoas usam para o cultivo de plantas aquáticas. “Percebemos que muitas pessoas são adeptas dessa moda das plantas aquáticas. Também orientamos para que elas troquem á agua dos recipientes diariamente”, recomenda Cardoso.

Uma situação antiga que os agentes voltaram a encontrar em residências visitadas foi a presença de pneus velhos. “Nas últimas análises, encontramos pouca quantidade desses objetos. Mas, desta vez, voltamos a constatar grande quantidade de pneus velhos. Caso seja realmente necessário guardá-los, recomendamos para os moradores para que os mantenham cobertos com lona ou tela para evitar o acúmulo de água parada. Caso contrário, a orientação é que eles façam o descarte dos pneus velhos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura”, ressalta Cardoso.

A Prefeitura reforça que nos PEVs a população pode fazer o descarte correto de pneus velhos e outros materiais recicláveis, como garrafas PET. A Prefeitura inaugurou dois novos PEVs, um no Jardim São Sebastião e outro no Jardim Nova Alvorada, em novembro do ano passado. Com a inauguração dessas duas novas unidades, Hortolândia tem agora 13 PEVs. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

CASA A CASA

Outra ação importante de combate ao mosquito Aedes aegypti realizada pela Prefeitura é o trabalho casa a casa em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, as equipes da UVZ prosseguem com a ação na região do Jardim Novo Ângulo e a realizam no Jardim Nova Europa.

Os agentes do órgão visitam as residências para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti estão nas casas.

A Prefeitura solicita para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta a população a ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. A ação consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do mosquito. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação de casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra até o momento 41 notificações de Dengue, das quais nenhuma positiva, nenhum óbito e 32 aguardam resultado do exame. Já de Chikungunya e Zika, o município ainda não registra nenhuma notificação neste ano.

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus).