Hortolândia se prepara para vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos

Servidores da Vigilância Epidemiológica participaram de capacitação do Governo Estadual sobre a vacina pediátrica da Pfizer, nesta quarta-feira (12/01)

A Prefeitura de Hortolândia se prepara para a imunização contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos. Servidores da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, participaram de uma capacitação técnica on-line sobre a vacina pediátrica da Pfizer que será aplicada na população infantil. A capacitação foi ministrada pelo Governo Estadual, nesta quarta-feira (12/01). A Prefeitura de Hortolândia salienta que ainda não definiu a data de início da vacinação para crianças de 5 a 11 anos. A definição ocorrerá assim que o município receber a vacina pediátrica do Governo Estadual.

A coordenadora dos programas de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que a vacina pediátrica será aplicada numa dose menor para as crianças em relação à quantidade aplicada em adolescentes e adultos. Outra diferença é que o frasco da vacina pediátrica tem a tampa na cor laranja, para diferenciá-lo dos demais. As crianças receberão duas doses. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas. A coordenadora reforça que a vacina pediátrica é segura para as crianças e eficiente contra a COVID-19.

De acordo com a estimativa da Secretaria de Saúde, com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população na faixa etária de 5 a 11 anos do município é de 26.427 crianças.

CADASTRO

A Secretaria de Saúde informa que o Governo Estadual já abriu o cadastro para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. O cadastro deve ser feito no site Vacina Já (CLIQUE AQUI). Para fazer o cadastro é necessário que a criança tenha CPF (Cadastro de Pessoa Física). Caso a criança ainda não tenha, o documento pode ser feito pela internet no site do Poupatempo (CLIQUE AQUI)

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que as famílias façam o cadastro de suas crianças para a vacinação. O cadastro serve para tornar mais rápido o fluxo no dia da vacinação, evitando filas e aglomeração.