Projeto “Achei Um Livro” da Prefeitura de Hortolândia conquista reconhecimento em âmbito nacional

Pesquisa “O Brasil que lê” destacou o projeto como uma das iniciativas que incentivam a leitura e a formação de leitores

Além de ser uma das ações da Prefeitura de Hortolândia mais bem avaliadas pela população, o projeto “Achei Um Livro” também acaba de conquistar reconhecimento em âmbito nacional. Realizado pela Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, o projeto foi reconhecido pela pesquisa “O Brasil que lê”, realizada em parceria pelo Instituto Itaú Cultural, Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC (Pontifícia Universidade Católica)-Rio de Janeiro, Cátedra UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) de Leitura PUC-Rio e a empresa JCastilho Consultoria.

A pesquisa realiza a análise e o mapeamento de projetos de incentivo à leitura e formação de leitores desenvolvidos no país. De acordo com os organizadores da pesquisa, o objetivo é “dar visibilidade a ações que estão (re)construindo o tecido social brasileiro através da leitura e da cultura, resgatando histórias e vidas, compartilhando conhecimento e apoiando decisivamente o estabelecimento de novos patamares para a formação continuada de leitores no país”. Mais informações estão disponíveis no site oficial da pesquisa (CLIQUE AQUI)

EDIÇÃO DE NATAL

O projeto “Achei Um Livro” é sempre aguardado com expectativa pela população. A Biblioteca Municipal realizou a edição de Natal, na sexta-feira (10/12). Foram deixados cerca de 50 livros na praça A Poderosa, no Jardim Rosolém, e na região central, no entorno da própria biblioteca e do Open Shopping.

Uma das sortudas que achou livros foi a vendedora Thayane Larissa, de 25 anos. Usuária cadastrada da biblioteca, ela encontrou duas obras na Praça A Poderosa. “Eu fiquei sabendo que ia acontecer e fui até à praça com minhas duas irmãs. Foi a primeira vez que achei um livro”, conta animada a leitora. Thayane achou o livro infantil “Marquinhos No Lugar-Nenhum”, de Leila Norberto, e outro de literatura polonesa. A obra infantil ela leu para o filho de 3 anos. “Ele gostou. É um livro bastante interativo, com desenhos. Ele gosta de ler, tanto que já fiz a carteirinha dele”, destaca Thayane.

Para Thayane, o projeto é positivo por incentivar a leitura. “Eu acho o projeto legal, pois pode ajudar as pessoas a começarem a ter o hábito da leitura”, destaca a leitora.

O projeto “Achei Um Livro” foi criado pela Biblioteca Municipal, em 2018, com o objetivo de incentivar a leitura e divulgar as atividades da própria biblioteca. A cada edição, o projeto deixa obras literárias em espaços públicos da cidade. Inicialmente, de acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, o projeto foi realizado com periodicidade semestral. Em 2019, passou a ser realizado uam vez por mês. Em 2020, o projeto foi suspenso em virtude da pandemia do Coronavírus.

Com o avanço da vacinação em Hortolândia, o projeto foi retomado em outubro deste ano. “Em função da boa avaliação do projeto e aos pedidos da população, estamos fazendo o projeto agora a cada dois meses, sempre na segunda sexta-feira do mês em que for realizado”, explica Silva. Ainda de acordo com o coordenador, desde que foi criado, o projeto já deixou cerca de 300 livros em locais públicos da cidade. A próxima edição será realizada em fevereiro do ano que vem.