Centro de Empreendimentos Solidários e Popular de Hortolândia deve começar a funcionar em fevereiro

Anúncio foi feito em evento, nesta quarta-feira (01/12), com o prefeito Zezé Gomes

O novo Centro de Empreendimentos Solidários e Popular da Prefeitura de Hortolândia, uma espécie de mercado popular que abrigará representantes dos diversos ramos da economia solidária, deve começar a funcionar em fevereiro do ano que vem. O anúncio foi feito, na tarde desta quarta-feira (01/12), durante evento com o segmento, que contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

O espaço funcionará no prédio da Rua Zacarias Costa Camargo, 50, no Remanso Campineiro, local que até agosto deste ano abrigava o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central. Esta é a segunda reunião de representantes da Prefeitura de Hortolândia com os empreendedores solidários do município. Desta vez, o evento reuniu cerca de 80 participantes.

Outros detalhes sobre o projeto ainda estão sendo definidos, mas já foi dado aos presentes um aviso importante: a realização de cadastramento junto à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Haverá capacitação e seleção para os segmentos que farão parte do empreendimento local. Todas as regras e demais itens do projeto serão apresentados em breve.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, esta é a segunda reunião geral com todos os segmentos da economia solidária, nesta etapa da pandemia, que permite a retomada das atividades em locais abertos. Recentemente, eles participaram de eventos públicos ligados à Secretaria de Cultura, no Parque Chico Mendes e no Jd. Amanda. No encontro, também foi abordada a questão da participação em feiras natalinas diurnas e noturnas, neste final de ano.

"A participação do prefeito nesse encontro fortalece a retomada das atividades com consciência. É preciso planejar as ações, mas também manter as garantias de segurança da vida dos nossos cidadãos. Nosso intuito é garantir a vocês acesso principalmente à capacitação financeira, mundo digital e empreendedorismo para que ampliem as oportunidades de compra e venda dos produtos para produção e fabricação dentro de cada setor de vocês que fazem a economia da nossa cidade girar. Apresentar esse projeto do CESP (Centro de Empreendedorismos Solidários e Popular) é crer que os nossos sonhos se tornam realidade, quando nos dedicamos e unimos esforços em equipe para que todos tenham mais oportunidades de atuar dentro de cada segmento", destacou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

“A pandemia hoje deu uma trégua, mas não é o fim. Ainda tem lugares que estão sofrendo muito. Cada cidade busca, na sua gestão, fazer o seu trabalho, fazer algo que leve renda para a mesa das pessoas, o alimento do dia a dia. O que queremos na nossa cidade? Uma cidade importante na Região Metropolitana de Campinas, com tendência de crescimento muito grande, com o perfil de uma cidade tecnológica e sustentável. Queremos ser diferentes na forma de empreender também. Nós queremos cada vez mais capacitar as pessoas e colocá-las no mercado de trabalho e levar para elas a esperança, porque muitos não têm mais a esperança, porque sofreu e perdeu tanto que fica desiludido. Não podemos deixar vocês chegarem a este ponto. O papel nosso, como gestor público, é animar vocês, dizer que são capazes, porque é na dificuldade que a gente se torna bom empreendedor e mais valente. Esse esforço de fazer algo certo passa pelo governo, que oferece qualificação e mostra um novo horizonte. Queremos gerar emprego para vocês para que, nessa retomada, possam se reerguer”, afirmou Zezé Gomes.