Hospital Municipal Mario Covas promove palestras sobre câncer de próstata para funcionários e colaboradores

As atividades acontecem nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/11); Centro da Melhor Idade do Remanso Campineiro também realiza atividade alusiva à campanha nesta sexta-feira

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Para ajudar o público masculino a vencer o preconceito contra o câncer de próstata, a Prefeitura de Hortolândia realiza palestras sobre o tema nesta semana. As ações integram a programação da campanha “Novembro Azul” de prevenção à doença. As palestras acontecem nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/11) no Hospital Municipal Mario Covas. Em virtude da pandemia do Coronavírus, para evitar aglomeração, a Secretaria de Saúde salienta que as palestras serão voltadas somente para os servidores e colaboradores do hospital.

A primeira palestra, com o tema “A Origem da doença começa no pensamento”, será ministrada, na quinta-feira (11/11), às 20h, pela terapeuta convidada, Patrícia Bernardes. Já na sexta-feira (12/11), às 9h, haverá a palestra “Saúde do homem”, com a médica da Secretaria de Saúde, Regina Happ. Ainda na sexta-feira, no período noturno, às 20h, será realizada novamente a palestra da terapeuta Patrícia Bernardes.

“Apesar de serem destinadas para funcionários e colaboradores, as palestras têm caráter multiplicador de conhecimentos. O objetivo é que cada participante, seja homem ou mulher, compartilhe o conteúdo abordado para amigos, parentes, familiares, enfim, para as pessoas que conhecer”, destaca a enfermeira Maria Solange Pacheco Santos, integrante da equipe de Educação Permanente do hospital.

CCMI

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro realiza, nesta sexta-feira (12/11), às 10h, atividade alusiva a campanha “Novembro Azul”, mês de prevenção e conscientização ao câncer de próstata.

De acordo com a coordenadora do CCMI do Remanso, Fernanda Fadiga, será oferecido um café da manhã aos membros do órgão e a ideia é multiplicar informações sobre a importância da realização do exame preventivo e da necessidade dos homens superar o preconceito contra o exame do toque. “Estamos no mês de prevenção e conscientização ao câncer de próstata e nada melhor do que promover um encontro para que o assunto seja discutido entre os membros da melhor idade. Acredito que com a conscientização é possível ver cada vez mais homens se cuidando e realizando os exames necessários para garantir uma saúde plena”, avaliou Fernanda.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte no País por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. A estimativa é que em 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, sejam diagnosticados 65 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo estimadas mais de 15 mil mortes este ano. Em âmbito mundial, também é o segundo câncer em incidência e o quinto em mortalidade nos homens.